Em Gurjão, gestão comemora mais de 200 animais inseminados e natalidade chega a 75%

A Prefeitura Municipal de Gurjão através da Secretaria de Desenvolvimento Rural implantou desde o inicio da gestão do prefeito Ronaldo Queiroz, uma tecnologia que visa o melhoramento do rebanho bovino do município, por meio do uso da inseminação artificial.
Atualmente, já temos resultados positivos com o aumento significativo da produção de leite em animais oriundos desta ação, que tem nela a parceria público-privada, ou seja, a prefeitura disponibiliza um técnico capacitado para executar o procedimento pratico a campo, bem como, um veterinário que supervisiona a tecnologia implantada, além da manutenção de botijão de sêmen na sede da secretaria, enquanto os criadores adquirem as doses de semem de forma privada, levando-se em consideração o rebanho de cada um, bem como, sob a supervisão do veterinário.
De acordo com o prefeito Ronaldo Queiroz “Essa é uma ferramenta importantíssima para os nossos criadores, pois além do melhoramento genético, também está contribuindo com a recomposição de nosso rebanho com uma qualidade bem superior ao que foi diminuído devido a um ciclo de seca severa que tivemos em nossa região nos últimos anos. A implantação de uma tecnologia desta magnitude e diante dos resultados alcançados só vem nos dar a certeza de que estamos no caminho certo em apoio aos nossos criadores.” concluiu o gestor.
Na observação do Secretário de Desenvolvimento rural Orlando Júnior, o sucesso deste programa pode ser quantificado na pratica através do atendimento de 20 produtores rurais onde já se obteve mais de 200 animais inseminados e uma taxa de natalidade de 75%, bem como, no investimento privado de alguns criadores que a partir do incentivo do poder público, adquiriram sêmen sexado e estão investindo na sincronização de cio. Desta maneira distribuído o rebanho para períodos diferenciados de produção, o que é de fundamental importância para o setor.
Ascom PMG





FALA PARAÍBA BORGES NETO

Comentários