Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Paraíba fará censo de ciganos que vivem em mais de 45 municípios do Estado; contagem deve proporcionar políticas públicas para população

Uma série de políticas públicas deverá ser implementada ou ampliada nas comunidades ciganas espalhadas em 45 municípios na Paraíba. Os programas serão aplicados após a realização do Censo 2021. A autorização para que o levantamento seja feito foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (29). 
Em entrevista ao Portal ClickPB, a técnica da Secretaria de Desenvolvimento Humano, Francicleide de Sousa disse que estimativa é de que já em dezembro se inicie o processo estatístico para identificar o cenário da população no Estado.
Segundo ela, até o momento foram registrados 3.600 ciganos na Paraíba com 734 famílias, vivendo em ranchos. 
A maior concentração cigana é na cidade de Sousa, mas há também registros de grupos em municípios como Condado, Imaculada, Mamanguape, Guarabira, Juazeirinho, Santa Luzia, Ibiara, Conceição, Patos, Marisópolis, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Riacho de Santo Antônio, Brejo do Cruz, Teixeira, Monte Horebe, Santa Rita, Juripiranga e outras cidades.
Boa parte da população cigana da Paraíba pertence à etnia Calon, a exemplo dos ciganos de Sousa, descendentes de ciganos portugueses que, em séculos passados, migraram para o Brasil.
CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO 

Comentários