Com mais de 66 mil ligações novas de energia, Energisa levou o "Luz para Todos" a mais de 190 mil paraibanos

Há 20 anos, a Energisa chegava na Paraíba com o compromisso de mudar para melhor a vida dos paraibanos. Ainda no início dos anos 2000, para muitos no interior do estado, a vida à noite ocorria na escuridão. Longe dos grandes centros urbanos, não se podia ver televisão. Só vela e candieiro permitiam estudar quando o sol ia embora. 
Tomar água gelada ou banho quente não eram, assim, hábitos tão comuns. Mas em dezembro de 2011, após sete anos do programa Luz para Todos, na Paraíba, essa realidade mudou. A Energisa alcançou sua meta de 66.400 ligações novas, tornando o estado um dos primeiros do Brasil a ser considerado 100% universalizado.
Criado pelo governo federal em 2003, o programa beneficiou mais de 15,6 milhões de brasileiros. Na Paraíba, em parceria com a Energisa, mais de 190 mil pessoas conquistaram o acesso à energia elétrica.
Com isso, elas puderam comprar geladeiras, televisões, computadores e até mesmo os aparelhos elétricos mais básicos. Nas regiões com temperaturas elevadas, o ventilador e a água gelada fizeram toda a diferença. E o rádio que era a pilha passou a ser elétrico.
A chegada da energia possibilitou que as escolas se multiplicassem e abrissem cursos noturnos, aumentando o número de vagas, possibilitando os cursos extensivos, como a Educação de Jovens e Adultos. “A gente passou a ministrar aula em sítios ensinando muitos agricultores a ler e escrever. 
Como a maioria passava o dia trabalhando na roça, com a chegada da luz, o governo pode expandir turmas noturnas. Isso mudou a vida de muita gente”, comenta dona Francisca Batista, professora da rede pública. Além disso a chegada da energia em vilarejos viabilizou o acesso à saúde e saneamento, além de novas oportunidades de emprego e renda.
De acordo com o gerente de operações da Energisa na Paraíba, Christiano Ventura, de 2004 a 2011, período em que se deu o Programa Luz Para Todos no estado, foi realizado um volume expressivo de obras para levar luz a todos os domicílios que não dispunham de energia elétrica naquele momento. “Foi muito mais do que apenas ligar um imóvel. 
Em muitos casos, onde a energia não chegava, a gente precisou expandir em quilômetros a rede de distribuição do ponto mais próxima até a casa do cliente... Mas todos foram atendidos. E a gratidão no rosto das pessoas ao receber energia elétrica em casa pela primeira vez, isso nunca vamos esquecer”, relembra.
Ao longo dos sete anos do projeto, a Empresa investiu bastante na construção de mais de 12 mil quilômetros de redes de média e baixa tensão, além da ampliação no número de transformadores, instalando cerca de 12.941 equipamentos a mais do que tinha quando a empresa chegou no estado e, em postes, foram 152.387 novas estruturas instaladas.
“A chegada da energia elétrica muda a vida das pessoas. Muita gente não imagina o que é viver com candeeiro, sem poder ligar eletrodomésticos, dos mais básicos que sejam. Quando a energia chega, tudo se transforma da noite para o dia. É uma realidade antes da chegada da energia e uma realidade muito diferente depois”, diz Ventura. 
Não por acaso, segundo pesquisa do Ministério de Minas e Energia, mais de 90% dos beneficiados pelo programa no país afirmaram que a vida “ficou muito melhor”. 
Com o fim do Luz Para Todos na Paraíba, a Energisa vem atendendo às novas ligações de acordo com a legislação em vigor. 
Hoje, a Paraíba é considerada 100% universalizada e o atendimento de novas extensões tem sido consistente e em consonância com o crescimento de mercado local. Anualmente, a empresa investe cerca de R$ R$ 190 milhões no sistema elétrico da Paraíba.
CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários