Secretaria de Saúde de João Pessoa identifica 11 infectados pelo coronavírus ao realizar 520 testes rápidos

 


A Secretaria Municipal de Saúde detectou 11 pessoas com Covid-19 em João Pessoa, neste sábado (21). A SMS realizou 520 testes rápidos em 520 domicílios nos 64 bairros da Capital. A ação da Gerência de Vigilância Epidemiológica faz parte do terceiro ciclo do Inquérito Epidemiológico para detecção do novo coronavírus.

Segundo dados obtidos pelo ClickPB, a partir do monitoramento deste sábado, foram identificadas 11 pessoas sintomáticas, que já foram encaminhadas para a realização de exame do tipo RT/PCR (SWAB), o qual é realizado com o cotonete. No total, foram realizados 59 testes desse tipo, tanto dos sintomáticos das residências domiciliares, quanto das pessoas que buscam os serviços da vigilância epidemiológica, pelos números 3214-7938 ou 3218-7181.

Durante a visita, a equipe realiza um questionário epidemiológico com o residente para obter informações sobre sua suscetibilidade, riscos de contaminação em ambiente profissional, contato prévio com indivíduos contaminados pelo coronavírus, entre outras informações técnicas e sociais.

Caso o residente esteja sintomático e, em tempo de coleta do exame SWAB, a equipe de apoio é imediatamente acionada. Caso, no momento, já tenha passado por sintomas, e esteja assintomático, é realizado teste sorológico.

Além do trabalho técnico e de pesquisa, durante a visita domiciliar os profissionais também orientam sobre os cuidados, forma de prevenção e que os sintomáticos de qualquer síndrome viral procurem um serviço de saúde de referência, para que seja garantida a assistência e evitar o agravamento da doença.

Com base nos dados levantados nas visitas domiciliares, o Inquérito Epidemiológico será capaz de apontar a circulação viral e a soroprevalência de casos de covid-19 na Capital. “Nesta etapa, o objetivo é fazer a busca ativa de casos sintomáticos, para que possamos avaliar a circulação viral do momento atual. Desta forma, podemos também avaliar a transmissibilidade e a densidade dessa circulação viral do novo coronavírus, o que possibilitará tempo oportuno de intervir nessa transmissão”, explica Daniel Batista de Araújo, sanitarista e gerente da Vigilância Epidemiológica da SMS.

Ao todo, 45 equipes de profissionais de saúde, devidamente identificados, fazem o trabalho de captação e coleta de dados. O Inquérito teve início no dia 24 de outubro e acontece quinzenalmente aos sábados, seguindo até o próximo dia 5 de dezembro, com a realização do quarto e último ciclo de coletas.

Em casos de dúvidas, ou para mais informações, a população pode também ligar para os números (83) 3214-7938 e 3218-7181.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários