Secretários estaduais de Saúde pedem ao MEC que Enem seja adiado

 

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) aprovou uma posição conjunta para defender o adiamento do Enem 2020. O exame está marcado para começar neste domingo (17). O pedido foi endereçado ao Ministro da Educação, Milton Ribeiro.

A carta é assinada pelo presidente do Conas, Carlos Lula, secretário do Maranhão. “Apesar dos jovens terem menor risco de desenvolver formas graves e tampouco estar prevista a vacinação da população com menos de 18 anos, o aumento da circulação do vírus nesta população pode ocasionar um aumento da transmissão nos grupos mais vulneráveis”, diz trecho.

A Justiça Federal de São Paulo negou um pedido de adiamento das provas nesta terça-feira (12) e as datas estão mantidas para 17 e 24 de janeiro, na versão impressa. A justiça alega que, caso alguma cidade tenha elevado risco de contágio que justifique medidas severas de restrição de circulação, caberá às autoridades locais impedirem a realização da prova. A Defensoria Pública da União já recorreu da determinação.

No twitter, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, secretário estadual de Saúde do Espírito Santo afirmou que não é adequada a realização no contexto de alta transmissibilidade:

Nesta terça (12), a média móvel de casos de Covid voltou a bater recorde no Brasil. Nenhum estado apresenta queda nas mortes há 5 dias.

A realização do Enem 2020 colocará 5,78 milhões de candidatos em circulação. O exame terá 14 mil locais de prova e 205 mil salas em todo o país. O balanço com número de cidades que terão Enem só será divulgado após a aplicação, segundo o Inep.

PARAÍBA.COM


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários