Governo Federal libera água da Transposição na Paraíba após solicitação para continuidade de testes no canal Acauã/Araçagi


 Após solicitação feita pelo Governo da Paraíba, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informou que vai liberar a passagem de água do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco para o Rio Paraíba, no município de Monteiro - Cariri paraibano, nesta sexta-feira (19). De acordo com informações apuradas pelo ClickPB, o pedido foi feito no dia 12 de fevereiro pela Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma).

A liberação da água ocorre pela necessidade de perenizar o Rio Paraíba entre Monteiro e a Barragem Boqueirão, viabilizando a captação de água para consumo humano nesse trecho, e também para dar continuidade aos testes de comissionamento no lote 1 do Canal Acauã/Araçagi. A Barragem Acauã está com 13,78% de sua capacidade, o que é insuficiente para a realização dos testes, de acordo com informações repassadas pelo MDR a partir da solicitação do Governo do Estado.

O MDR alega que, por conta das chuvas abundantes na Paraíba em 2020, o bombeamento do Projeto São Francisco na região havia sido interrompido no segundo trimestre, e com isso os reservatórios apresentavam segurança hídrica. O Eixo Leste está com 97,13% de execução e propõe beneficiar 57 municípios, sendo 21 em Pernambuco e 36 na Paraíba. Esse Eixo pretende beneficiar 5,5 milhões de pessoas na Paraíba e em Pernambuco. 

Lista dos municípios que podem ser beneficiados com a liberação de água a partir de Monteiro (PB): 

Alagoa Nova

Alcantil

Amparo

Barra de Santana

Boa Vista

Boqueirão

Cabaceiras

Camalaú

Campina Grande

Caturité

Congo

Coxixola

Cubati

Gurjão

Juazeirinho

Lagoa Seca

Livramento

Matinhas

Olivedos

Ouro Velho

Parari

Pedra Lavrada

Pocinhos

Prata

Queimadas

Riacho de Santo Antônio

Santo André

São João do Cariri

São José dos Cordeiros

São Sebastião de Lagoa de Roça

Seridó

Serra Branca

Soledade

Sossêgo

Sumé

CLICKPB




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários