CUIDANDO DE SEU POVO: Prefeitura de São José dos Cordeiros lança projeto voltado às vítimas da Covid-19

 


Uma das poucas cidades do Cariri a não ter registrado nenhum óbito pela Covid-19 e ter conseguido controlar a pandemia desde suas fases iniciais, São José dos Cordeiros agora se destaca pela criação de um projeto pioneiro na região e que visa dar assistência às vítimas do novo coronavírus.

Intitulado de projeto FORTALECER, a iniciativa foi idealizada e está sendo executada pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a da Saúde. A ideia é garantir um suporte psicológico para o paciente diagnosticado com a doença, propondo atendimentos psicológicos através de sessões virtuais com o paciente e sua família, encaminhamentos à rede de proteção do município quando necessário, e oferta de cestas básicas, quando a família não possuir nenhuma renda e estiver em um quadro de insegurança alimentar em função da Covid-19.

Segundo a secretária Alcione Almeida, a ideia do projeto Fortalecer é ajudar o paciente diagnosticado positivo para a Covid-19, desde o período do isolamento com atendimentos remotos, até o pós recuperação, frente um quadro de incertezas que alteram seu estado físico e mental.

A Secretaria de Assistência Social faz uma busca ativa aos pacientes que foram diagnosticados positivos, por meio da Secretaria de Saúde do município, que fornece o contato e endereço dos positivados após seu consentimento.

“Considero o projeto uma iniciativa importante, pois sabemos do trauma que a Covid-19 é capaz de produzir em famílias que o encaram. Especialmente pacientes que possuem o estágio mais grave da doença, ficam com sequelas que somente um atendimento humanizado e particularizado podem ajudá-lo a superar e retornar a vida normal”, comentou a secretária Alcione Almeida.

DE OLHO NO CARIRI



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários