Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Domingo de Ramos abre celebrações da Semana Santa e arcebispo PB divulga missas


 A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Esse povo, há poucos dias, tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia e estava maravilhado, pois tinha a certeza de que esse era o Messias anunciado pelos profetas, mas, esse mesmo povo tinha se enganado com tipo de Messias que Cristo era. Para comentar sobre a celebração neste tempo de pandemia causada pelo novo coronavírus o arcebispo da Paraíba dom Manoel Delson, destaca que como no ano passado a fé dos cristãos permanece inabalada apesar de não haver as celebrações presenciais.

“Assim como no ano passado, viveremos a paixão, morte e ressurreição do Senhor com a mesma intensidade e fé. Diferente da forma que gostaríamos, mas com a mesma fé no Cristo ressuscitado! Temos que fazer a nossa parte para evitar o colapso total do sistema de saúde. Nosso ato também é em solidariedade aos profissionais da linha de frente, que vêm enfrentando um esgotamento físico e emocional. Nosso ato é uma defesa da vida! Acreditamos que, juntos, igreja, sociedade e poderes públicos, nós venceremos essa pandemia”, destaca Dom Delson.
O Domingo de Ramos é a forma tradicional de como o domingo que antecede o Domingo de Páscoa é conhecido. Considerada pelos católicos como uma espécie de grande portal para as celebrações da Semana Santa, a data rememora a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, ocasião em que foi reconhecido e recebido como o Filho de Deus.


Veja como serão as cerimonias remotas:
• Arquidiocese da Paraíba
Programação será transmitida pela internet, pois as celebrações não terão a presença dos fiéis. Hoje, às 9h, haverá a celebração do Domingo de Ramos transmitido através de um canal aberto de TV local e pela Rádio Consolação FM, além da internet.
• Diocese de Campina Grande
Várias medidas de segurança sanitária foram tomadas durante as celebrações. As paróquias farão transmissões das atividades religiosas em seus canais de rede sociais.
• Diocese de Guarabira
O Domingo de Ramos na Diocese será realizado apenas na Catedral Diocesena e na Igreja Matriz de cada paróquia. A presença de fiéis será limitada. As procissões tradicionais da data não serão realizadas.
• Diocese de Cajazeiras
Os meios de comunicação da Diocese de Cajazeiras irão transmitir as celebrações da Semana Santa, inclusive do Domingo de Ramos. Não serão realizaas procissões.
• Diocese de Patos
Transmissões das celebrações serão realizadas através dos canais das paróquias nas redes sociais. Medidas preventivas para evitar contágio da covid-19 entre os participantes das celebrações estão sendo tomadas.

PB AGORA



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários