Município de Sumé adere ao Decreto estadual COVID-19

 


Com o objetivo de conter a disseminação do coronavírus, a Prefeitura de Sumé decide aderir ao decreto estadual nº 41.086 de 09 de março de 2021. O documento disciplina dias e horários de funcionamento de setores comerciais e serviços públicos no período de 11 à 26 de março.

Os principais pontos são:

  • Bares, Restaurantes e Lanchonetes: de segunda à sexta feira, poderão ficar abertos das 6 da manhã às 4 da tarde. Das 4 da tarde até 9 e meia da noite poderão funcionar apenas por delivery. Nos fins de semana que compreendem os dias 13,14, 20 e 21, poderão funcionar exclusivamente por delivery ou retirada do produto no estabelecimento pelo cliente.
  • Templos religiosos: todos os dias poderão ficar abertos para atendimento espiritual e para as ações de assistência social, atendendo as recomendações sanitárias. Porém estão suspensas as missas, cultos e cerimônias religiosas presenciais.
  • Comércio e Serviços – de segunda a sexta feira poderão funcionar das 9 da manhã às 5 da tarde. Nos fins de semana que compreendem os dias 13,14, 20 e 21, não poderão abrir. Devem ficar fechados.
  • Comércio e Serviços do Shopping: de segunda a sexta feira poderão funcionar das 10 da manhã as 9 da noite. Nos fins de semana que compreendem os dias 13,14, 20 e 21, não poderão abrir. Devem ficar fechados.
  • Construção civil: de segunda a sexta feira poderão funcionar das 6 e meia da manhã até as 4 e meia da tarde. Nos fins de semana que compreendem os dias 13,14, 20 e 21, não deve funcionar.
  • Salões de beleza: de segunda a sexta feira poderão funcionar das 9 da manhã às 5 da tarde. Nos fins de semana que compreendem os dias 13,14, 20 e 21, não poderão abrir. Devem ficar fechados.
  • Academias: de segunda a sexta feira poderão funcionar até as 21h. Nos fins de semana que compreendem os dias 13,14, 20 e 21, não poderão abrir. Não devem funcionar.
  • Escolinhas de esporte infantil e adolescente: de segunda a sexta feira poderão funcionar até as 21h. Nos fins de semana que compreendem os dias 13,14, 20 e 21, não poderão abrir. Não devem funcionar.
  • Escolas públicas Municipal: permanecem suspensas as aulas presenciais e continuam de forma remota.
  • Escolas privadas/particular: para o ensino superior e médio funcionarão exclusivamente de forma virtual. Para os ensinos fundamental I e infantil, funcionarão em sistema híbrido. Porém os pais e/ou responsáveis é quem decidem se os filhos irão.
  • Bancos: permanecem funcionando das 10 da manhã as 2 da tarde (interno) e externo (caixas eletrônicos) normalmente.
  • Repartições públicas– os órgãos e entidades vinculadas ao Poder Executivo Municipal permanecerão funcionando das 8 da manhã as 2 da tarde com algumas restrições de atendimento ao público. Essas restrições serão divulgadas e serão divididas por secretaria.
  • Permanece obrigatória no município de Sumé a utilização das máscaras nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, vias públicas, no interior dos órgãos públicos, nos estabelecimentos privados e nos veículos públicos e particulares, inclusive ônibus e táxis, cabendo aos órgãos públicos, aos estabelecimentos privados e aos condutores e operadores de veículos a exigência do uso da máscara. A fiscalização será feita pela vigilância sanitária, policias, Procon e pela própria população.
  • O toque de recolher das pessoas permanece das 10 da noite as 5 da manhã, e o descumprimento de qualquer uma das normas, causará multa de até R$ 50 mil reais e até o fechamento do estabelecimento por até 14 dias.

O prefeito Éden Duarte lamenta que o país esteja retrocedendo quanto a Pandemia, na contramão de outras nações e que, quem mais sofre são os municípios de pequeno porte, onde as vacinas chegam em conta-gotas e onde a economia já é bastante limitada. Apela à população que siga as normas e mantenham o uso de máscaras, álcool e lavando as mãos, saindo de casa estritamente quando necessário. É preciso antes de tudo, zelar e salvar vidas.

O município de Sumé está entre os 211 municípios paraibanos com bandeira laranja. Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde, existem 33 casos em investigação, 67 casos ativos e 15 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento, Sumé imunizou 940 pessoas com a 1º dose e 293 com a 2º dose.

Quem tiver dúvidas sobre o funcionamento, dias e horários alterados em Sumé, ligar para:

0800 083 1403 (ouvidoria) ou 3353 2292 (Serviço de Informação ao Cidadão)

Ascom PMS/ Foto: Hmais

DE OLHO NO CARIRI



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários