Secretário confirma risco de desabastecimento de oxigênio em João Pessoa

 


O secretário Municipal de Saúde, Fábio Rocha, confirmou em entrevista nesta quarta-feira (17), ao programa Tribuna Livre, da TV Arapuan, que existe um risco de desabastecimento de oxigênio em João Pessoa. Segundo o gestor, a demanda pelo produto cresceu muito em todo o Brasil, mas que existe um plano de ação, caso as empresas que fornecem oxigênio não consigam suprir a necessidade.

“Quando algo é previsto e acordado os danos são menores, a empresa nos procurou e informou a dificuldade de logística. Fizemos vários planos de contingência, com a opção de, inclusive, ir buscar o suprimento em Recife, Pernambuco”, disse.

Rocha informou ainda que a empresa abriu mão dos seus cilindros e informou que irá abastecer cilindros de outras empresas, caso haja necessidade. “Não vamos esperar de mãos para cima esperando cair do céu, a demanda cresceu em todo o país”, alertou.

De acordo com o secretário, apenas em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a prefeitura gastou 1500m³ em janeiro, em fevereiro subiu para 3000 m³ e nos primeiros 14 dias de março já passou dos 3500 m³. Questionado se existe perigo de desabastecimento, o secretário admitiu, porém alegou ser “quase impossível”. “Porém diante da Covid-19, pandemia, um cenário novo, de mudança radical nos conceitos pré-existentes, não afastamos uma possibilidade dessas”, contou.


Marília Domingues/Deyse Ponciano



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários