Tovar debate com Sudene instalação de centro produtivo de confecção de roupas no Cariri

 

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) apresentou, nesta quinta-feira (11), ao responsável pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Evaldo Cavalcanti da Cruz Neto, um plano que busca implementar centros produtivos em municípios do Cariri do estado, atrelados ao projeto de sucesso instalado na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Pernambuco. O parlamentar também tratou sobre as obras da Transnordestina, reforçando o pedido para o ramal na Paraíba e ainda sobre a implantação da Rota do Cordeiro.

“Apresentamos a nossa proposta para a implantação dos pólos de confecções que foi muito bem recebida pelo superintendente. Ele que ficou de avaliar formas de garantir uma parceria para promoção do desenvolvimento regional paraibano. Saímos muito satisfeitos e esperançosos de que vamos conseguir tirar do papel o plano voltado para o fortalecimento regional com a geração de emprego e renda”, destacou Tovar.

O parlamentar explicou que a ideia é fazer com que cidades que estão nas adjacências de Santa Cruz, mas que são da Paraíba, possam desenvolver pequenas fábricas e cooperativas. “Para isso, a gestão pública desses municípios paraibanos ofereceria terreno, galpão, algum tipo de incentivo para que os pequenos fabricantes de Santa Cruz se instalem em cidades paraibanas, começando a produzir peças para as fábricas de Santa Cruz e, assim, gerando emprego e renda para Paraíba”, disse.

Tovar e uma comitiva formada por prefeitos, vices e vereadores estiveram em Santa Cruz do para conhecer o modelo de negócio praticado pela cidade pernambucana. Além de conhecer o Moda Center, participaram de uma reunião na Associação comercial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascape) e visitaram uma fábrica de confecções. Na ocasião, a proposta apresentada pelos representantes dos municípios paraibanos foi muito bem acatada, tendo em vista que, pelo tamanho que é o empreendimento em Santa Cruz, não há mão de obra suficiente para atender a demanda do lugar.

Discussões – Além da apresentação do plano regional para o Cariri paraibano, o deputado Tovar também tratou com o presidente da Sudene questões ligadas as obras da Transnordestina, reforçando o pedido para o ramal na Paraíba e ainda sobre a implantação da Rota do Cordeiro, que é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional, com a participação da Embrapa Caprinos e Ovinos e diversos parceiros locais, regionais e nacionais. O objetivo é apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos no Nordeste e todas as atividades que estão ligadas a esta cadeia produtiva, como a frigorificação, distribuição e comércio; beneficiamento da carne; culinária e gastronomia.

VITRINE DO CARIRI


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários