Setor de alimentação na Paraíba estima que mais de 12 mil trabalhadores perderam o emprego na crise da pandemia

 


Na Paraíba mais de 12 mil trabalhadores do setor de alimentação perderam o emprego desde o início da pandemia da Covid-19. De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Bares Restaurantes e Similares da Paraíba (Abrasel-PB), Arthur Lira, em entrevista ao ClickPB, nesta terça-feira (27) as medidas de isolamento social impostas na tentativa de controlar o aumento de casos de coronavírus tiveram impactos que desafiam toda a recuperação da cadeia produtiva.

"O setor de alimentação é muito frágil. É uma cadeia produtiva grande, mas formada em sua maioria por pequenos empreendedores. Os índices de contratação estão bem abaixo do que tivemos na primeira onda da pandemia", disse Arthur. 

Segundo ele, o impacto das baixas nos quadros estão ligadas à queda brusca do faturamento com o fechamento e restrições impostas pelos governos. 'Mais de 12 mil demissões foram registradas na cadeia direta do setor de alimentação. Vendedores de distribuidoras perderam os cargos pela baixa das vendas, inúmeros prestadores de serviços, manutenção, uma série de trabalhadores. E a recuperação está muito lenta. No final do ano, com a reabertura o setor registrou contratações, mas recentemente segue muito lento. As empresas estão sem recontratar e grandes empresas estão evitando abrir neste cenário de incertezas", analisou.

Para o representante da Abrasel na Paraíba, o cenário ainda não é animador. Mas ele destaca a esperança que surge com a vacinação em massa da população e a diminuição da crise sanitária da Covid-19. "Enquanto estiver a incerteza sobre a retomada da economia, o setor ficará nesse impasse. O que já tem efeito direto são as contratações de extras, como garçons, cozinheiros em dias de maior fluxo, em uma tendência que se tornem fixos com a melhora no lucro dos estabelecimentos", considerou. 

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Dados da pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) mostram que mais de 60% dos bares e restaurantes já fizeram demissões por causa da crise do coronavírus em todo o país. O levantamento mostrou que 61,8% dos bares e restaurantes precisaram demitir parte de seus funcionários, chegando a atingir  600 a 800 mil trabalhadores.


Comentários