Sumé: Éden Duarte assina convênio para revitalização do Museu Miguel Guilherme

 


Obedecendo as restrições sanitárias, o evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação do vice prefeito Manezinho Lourenço, do vereador Cristóvão Júnior, dos secretários: de saúde

Tanniery Lêla, de educação Bonílson Timóteo, da Cultura, Esportes e Turismo Rivaldo Oliveira (Branco Xiliu), da diretora de cultura e turismo Paula Wêndia, do Diretor da Faculdade do Cariri (UNICIR) Paulo Lucena, do professor Zito Junior e dos netos de Miguel Guilherme Jacqueline Oliveira e Lamartine Vieira.

Em sua fala, a diretora de Cultura e Turismo Paula Wêndia destacou a oportunidade e honra em poder participar desse momento importante da cultura sumeense.

O professor Zito Júnior relatou momentos inesquecíveis em que pode ministrar oficinas no espaço Miguel Guilherme bem como sua convivência ao lado do mestre e da sua influência na formação dos artistas plásticos do município,
destacando-o como um dos maiores artistas da arte sacra do Estado da Paraíba e do país.

Jacqueline Oliveira, neta de Miguel Guilherme contou histórias sobre a vida do avô, do seu comportamento, do seu sonho em transformar o seu atelier em escola de artes, principalmente para as crianças carentes do município.
Dr. Paulo Lucena, Diretor da UNICIR, falou do amor da sua mãe por Sumé, das histórias fantásticas que ela conta e do desejo em contribuir com a revitalização do museu. Segundo ele, “é através da cultura que um povo conhece a sua história e a faz perpetuar por gerações”.

Finalmente o prefeito Éden falou dos investimento que tem feito na pasta da cultura, desde o seu primeiro mandato e que tem trabalhado para que Sumé figure como um dos principais pontos turísticos e culturais do Estado. Agradeceu a UNICIR pela parceria e a família Guilherme por confiar no trabalho que começou a ser desenvolvido com recursos próprios da prefeitura, no atelier Miguel Guilherme.

A Praça Leonardo Guilherme foi projetada e executada com recursos próprios, e faz parte do plano de ação para estruturação das ruas e embelezamento dos espaços públicos locais.

Ascom



FALA PARAÍBA-BORGES NETO


Comentários