Grávidas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca em João Pessoa não devem se preocupar, diz coordenador de imunização

 


Após a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para suspender a aplicação da vacina da AstraZeneca em grávidas, o coordenador de imunização de João Pessoa, Fernando Virgolino, em entrevista ao ClickPB, nesta terça-feira (11), explicou que as grávidas devem ficar tranquilas enquanto o esquema vacinal. Segundo ele, aquelas que tomaram o imunizante devem aguardar uma nova orientação do Ministério da Saúde, que deverá sair nas próximas semanas.

Fernando destacou que em João Pessoa, a vacinação de gestantes segue com imunizante da Pfizer desde o início de maio, mesmo período em que foi iniciada a aplicação dos imunizantes no grupo prioritário das gestantes. "Esse cenário aponta que um pequeno número chegou a receber a AstraZeneca, no entanto, assim que sair as novas orientações do Ministério da Saúde, será divulgado se elas receberam a segunda dose da AstraZeneca ou não", explicou.  

O coordenador esclareceu que não há nenhum risco à saúde da mãe, nem do feto, e que as futuras mamães devem ficar tranquilas, pois como tomaram a primeira dose no início de maio e ainda tem 80 dias para a segunda dose, até lá, já estará definido como será completado o esquema vacinal. 

"Em João Pessoa, não haverá alteração na vacinação. Como as grávidas começaram a ser vacinadas no início de maio, e esse imunizante tem um prazo de 90 dias para a segunda dose, é justamente tempo suficiente para que o Ministério da Saúde defina a normativa técnica para a finalização do ciclo vacinal", disse.

Saiba mais:

Após suspensão da Astrazeneca, vacinação de gestantes segue com imunizante da Pfizer na Paraíba

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários