Publicidade no rádio tem forte influência sobre ouvintes, aponta estudo

 


Quando o assunto é publicidade, os consumidores de plataformas de áudio se mostram mais engajados do que consumidores de outros meios. É o que aponta um novo estudo da Edison Research em parceria com a NPR, realizado entre 13 e 21 de janeiro, com 1.500 norte-americanos com mais de 18 anos. Todos afirmaram ter ouvido rádio na semana anterior ao levantamento.

Dentro desse universo, 64% dos entrevistados afirmaram ficar atentos à publicidade.

Segundo os dados, quando se trata de mensagem comercial, o áudio em geral superou o streaming de TV e clipes online (58%), televisão ao vivo ou gravada (56%) e mídia social (51%). Os ouvintes mais frequentes também se mostraram os mais favoráveis ao conteúdo publicitário.

O levantamento mostrou que 47% dos ouvintes disseram se informar sobre empresas locais por meio de anúncios de rádio AM/FM, contra menos de um terço de consumidores dos demais meios de comunicação. Do total de entrevistados, 46% afirmam considerar uma nova empresa, produto ou serviço após ouvir uma propaganda no rádio.

Para além de decisões de consumo, o rádio vem consolidando um espaço afetivo na vida da audiência. Nos Estados Unidos, 33% dos ouvintes de rádio AM/FM afirmam que a plataforma está se tornando uma parte mais importante de suas vidas. Dois em cada três adultos do país sintonizam alguma emissora todos os dias.


Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários