Feira móvel vai possibilitar escoamento da produção dos assentados no período junino


 Sem poderem vender sua produção na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), na zona sul da capital paraibana, devido à pandemia de Covid-19, assentados da reforma agrária, agricultores familiares e artesãos de municípios vizinhos encontraram uma forma de se aproximarem do público consumidor. Em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e com a União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-PB), eles vão realizar, nos períodos de 17 a 19 e de 21 a 23 de junho, a Feira Móvel do Produtor.   

Cinco pontos estratégicos da capital foram escolhidos para receber a feira itinerante. Nestas quinta-feira (17) e sexta-feira (18), a comercialização acontecerá no Ponto de Cem Réis, no centro da cidade, das 7h às 15h. No sábado (19), no mesmo horário, na Praça Cristo Rei, em Mangabeira. Na segunda-feira (21), também das 7h às 15h, a feira acontece na Praça Desembargador Osias Nacre Gomes, no Jardim Oceania. Na terça-feira (22), das 16h às 20h, os agricultores e artesãos estarão nas proximidades do Mercado de Peixes de Tambaú. O projeto se encerra na quarta-feira (23), no Parque Solon de Lucena, no centro de João Pessoa.  
Nos dias de abertura e de encerramento do projeto, haverá apresentação de grupos de forró pé de serra.

Milho, comidas típicas e artesanato
O projeto tem como objetivo comercializar de forma itinerante, e respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19, a produção de pequenos agricultores e artesãos, que sempre tiveram no período junino o maior volume de vendas. Além de propiciar o escoamento da produção agrícola, principalmente de milho, neste momento de isolamento social, a feira vai levar à população de João Pessoa alimentos de qualidade a preços baixos, por serem adquiridos sem atravessadores, plantas ornamentais, comidas típicas e peças de artesanato.
Um carro de som vai fazer a divulgação nas vias próximas aos locais que receberão a feira itinerante. E um caminhão transportará toda a estrutura para a realização da feira móvel, como barracas, mesas e cadeiras. 
O presidente da Unicafes-PB, o agricultor Jaciel Franklin Pereira da Silva, do Assentamento Canudos, no município de Sobrado, na região da Zona da Mata paraibana, disse que os pequenos agricultores e artesãos estão animados com a Feira Móvel do Produtor e confiantes que o público consumidor vai comparecer aos locais de comercialização.
“A empolgação é grande, pois é um drible nos efeitos da pandemia, que trouxe grandes restrições às feiras. Vamos voltar com toda a força neste novo modelo. Neste momento delicado, iniciativas como esta renovam a esperança dos agricultores”, afirmou o representante da Unicafes-PB, que representa cerca de 1,2 mil famílias de 30 entidades ligadas à agricultura familiar paraibana.

Cecaf
A Cecaf foi inaugurada em 2015 e possui 120 comerciantes de 28 municípios da Paraíba cadastrados, mas, devido à pandemia, apenas 80 deles, sendo cinco artesãos, estão ativos. Antes da pandemia, as feiras aconteciam às quintas-feiras e sábados. E, anualmente, durante as festas juninas, era realizado o Festival do Milho.
No espaço, localizado no bairro José Américo e mantido pela Prefeitura de João Pessoa, são comercializados legumes, frutas, hortaliças, raízes, mel, bolos, doces, aves, frutos do mar, queijos e comidas regionais prontas, além de peças de artesanato.


Assessoria




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários