Famup, prefeito de Mataraca e comissão participam de reunião com governador para discutir Porto de Águas Profundas


 A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) se reuniu, nesta quinta-feira (15), com o governador João Azevêdo (Cidadania) e o prefeito de Mataraca, Egberto Madruga, para discutir a proposta de construção de um Porto de Águas Profundas no município. O empreendimento, que tem um custo estimado de R$ 4,2 bilhões, deve ocupar uma área de 10 mil hectares e gerar até 30 mil empregos diretos.

O governador disse que vai analisar o projeto e solicitar um estudo técnico sobre a viabilidade das obras. “João Azevedo foi muito receptivo ao projeto por entender que é de grande importância econômica para o estado. O Porto de Águas Profundas vai alavancar a economia local e fortalecer ainda mais os municípios paraibanos”, destacou o presidente da Famup, George Coelho.

O Prefeito Egberto Madruga afirmou que o município possui capacidade para que o projeto do Porto de Águas Profundas, do Governo da Paraíba, seja reativado bem como área para sua construção e potencial energético para atender o empreendimento. “Mataraca foi a primeira cidade a ter parque eólico, temos energia para atender cem por cento às necessidades do porto”, disse.

O Porto de Águas profundas terá capacidade para receber até oito navios de forma simultânea, com uma área de 2.120 metros de atracagem e não interferirá na fauna marinha, como aconteceu em Suape, onde os ataques de tubarão se proliferou após a instalação do porto.

Participaram ainda da reunião o assessor técnico da Prefeitura de Mataraca, Newton Marinho; o delegado da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários, Giovanne Marinho e Fábio Bonifácio; o gerente de comércio exterior do grupo Guaraves, Moisés Pacelli Carvalho; o secretário de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga; e a presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo.

BRUNO LIRA





FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários