5 DE AGOSTO: comércio, TJ e órgãos públicos da PB funcionam; bancos e repartições municipais de JP não terão expediente


 Apesar de ter sito antecipado para o dia 1º de abril deste ano, o feriado estadual em relativo à fundação da Paraíba, comemorado tradicionalmente no dia 05 de agosto, ainda deixou muitas pessoas, em dúvidas do que abre e fechará amanhã no estado. Assim o portal esclarece, que amanhã o comércio, shoppings, as repartições públicas estaduais e órgãos da Justiça, Defensoria Pública irão funcionar com seus horários de expedientes normalmente.

Mas, as agências bancárias públicas e privadas estarão fechadas. De acordo com a assessoria de comunicação do Sindicato dos Bancários da Paraíba, como os bancos abriram para atendimento ao público no período da Semana Santa, quando seria a antecipação desse feriado, as agências bancárias permanecerão fechadas amanhã. Com isso, as pessoas que possuem contas com vencimento em 5 de agosto poderão pagar seus boletos sem acréscimos de juros na sexta-feira (6).

Na capital, a Prefeitura de João Pessoa informou que os órgãos públicos municipais também permanecerão sem expediente. É que o dia 5 de agosto, além de ser comemorado a fundação da Paraíba também é celebrado o Dia da Padroeira de João Pessoa, Nossa Senhora das Neves, e aniversário da cidade, que completa 436 anos de fundação. O procurador-geral do município, Bruno Nóbrega, explicou que existem dois feriados na mesma data e em abril foi antecipado o estadual, porém o municipal permanece sendo comemorado no dia 5 de agosto.

Apesar da decisão municipal, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Nivaldo Vilar, afirma que comerciantes foram surpreendidos com a decisão da Prefeitura de João Pessoa de manter o feriado municipal, mas garantiu a abertura dos estabelecimentos.

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), através da assessoria de comunicação, divulgou uma nota informando que “em função da determinação da Prefeitura Municipal de João Pessoa, em relação ao feriado de 5 de agosto, e respeitando a Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022, homologada junto ao Ministério do Trabalho, os lojistas que desejem abrir seus estabelecimentos devem respeitar a cláusula 40ª da referida convenção”.

Assim, os empregadores terão que garantir um dia de folga e mais o valor de uma diária aos funcionários. Já em relação aos shoppings centers de João Pessoa, o funcionamento será normal como em todos os dias da semana, das 10h às 22h. Em Campina Grande, esses estabelecimentos também abrirão. Em G u a r a b i r a , as lojas, cinemas e praça de alimentação funcionarão das 10h às 21h. Na cidade de Patos, no Sertão paraibano, os dois shoppings terão expediente normal. Vale lembrar que os bancos existentes nesses locais estarão fechados. O transporte público da capital vai funcionar com a mesma frota dos dias normais. Os trens urbanos que fazem o transporte de passageiros entre Santa Rita, Bayeux, João Pessoa e Cabedelo terão viagens normais.

 

 

PB Agora




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários