“Chance de tsunami na Paraíba com erupção de vulcão é remota”, avalia especialista

 


O professor Jonas Sousa, do Departamento de Geociência da Universidade Federal da Paraíba, praticamente descartou a possibilidade de um tsunami em João Pessoa e no Nordeste brasileiro com a erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano.

Em entrevista ao programa Hora H, apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra, na Rede Mais Rádio,  o especialista lembrou que essa tese foi sugerida em uma artigo científico de 2001, mas estudos posteriores apontam que as chances disso ocorrer são mínimas.  O tsunami seria provocado caso houvesse um grande deslizamento de terra no local.

“O padrão que ocorre são pequenos deslizamentos e não vão gerar grande tsunami e caso haja um deslizamento maior o cenário mais provável e mais realista não aponta que a gente tenha essa grande destruição que é tanto falada na mídia. A probabilidade disso ocorrer é mínima e se ocorrer o nível de risco é muito mais baixo do que é colocado de uma forma geral”, destacou.

Para o professor, também não foram encontrados nos registros geológicos as Ilha Canárias indícios claros que ocorreram no passado e  a literatura científica não coloca que haja uma grande chance provável disso ocorrer.

“O que temos é um requentamento da notícia gerada a partir desse artigo publicado há 20 anos e que já foi bem desmentido por vários e vários outros trabalhos”, ponderou.

MaisPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários