Destaque: Campina Grande é 11ª em ranking das cidades mais inovadoras do Brasil

 

Campina Grande obteve destacada posição no Índice de Cidades Empreendedoras do Brasil, conforme minucioso estudo publicado por duas importantes instituições: a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Endeavor. Conforme a publicação, três cidades fora do eixo Sul-Sudeste apresentam destacadas colocações no índice temático de Inovação: Campina Grande, Belém e Recife. 

Campina Grande, na 11a  posição no ranking nacional, com pontuação de 7,4853, superou grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Segundo a pesquisa, este sucesso é fruto do fato de que a cidade tem um polo tecnológico que reúne empresas de base tecnológica, instituições como a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), além de escolas técnicas e centros de apoio à pesquisa como a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB). 

Segundo o relatório, com grande proporção de mestres e doutores em tecnologia, essa configuração explica o bom desempenho da cidade quanto ao registro de patentes, visto que a concentração de mão de obra qualificada e investimentos públicos são substanciais para a geração de patentes e a realização de atividades inovadoras que atribuem às empresas um diferencial competitivo em relação às demais.

Segundo os organizadores da publicação, este Índice é um poderoso instrumento para que cada gestor brasileiro entenda quais aspectos da sua cidade devem ser valorizados e quais precisam ser melhorados.  As boas práticas espalhadas pelo Brasil e apresentadas neste relatório, podem servir de inspiração para o aprimoramento de políticas públicas, inclusive naqueles municípios que não estão contemplados no estudo.

Enap e Endeavor

A Enap oferece capacitação para que gestores e servidores públicos de todo o país sejam capazes de diagnosticar e aplicar as melhores estratégias para lidar com cada um dos seus desafios. Já a Endeavor é uma organização global, sem fins lucrativos, com a missão de apoiar empreendedores que aceleram o crescimento do país.

A Enap e a Endeavor se uniram para elaborar o já tradicional Índice de Cidades Empreendedoras, mas que é, dessa vez, ainda mais especial. Isto porque foram analisados, com base em dados de 2020, os 100 maiores municípios brasileiros nesta nova edição. As duas organizações partilham a crença de que melhorar o ambiente de negócios local e fomentar o empreendedorismo nas cidades, são caminhos importantes para promover o desenvolvimento do país.

PB AGORA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários