Estado já se prepara para uma epidemia da gripe H3N2 neste verão

 

O Governo do Estado já espera lidar com uma epidemia da gripe H3N2 em todos os municípios. O aumento de casos nas cidades de João Pessoa, Guarabira e Campina Grande acendeu o alerta das autoridades já que a vacina que foi aplicada este ano contra a gripe não imuniza contra essa variante, descoberta na Austrália.

A previsão é que a vacina eficaz só chegue em março do próximo ano e, por isso, o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, fez um alerta para que as pessoas reforcem a prevenção para evitar o contágio com uso de máscaras, limpeza das mãos e manter-se em casa em caso de sintomas leves.

“Não temos notificação dos casos leves, apenas dos casos mais graves, mas há alta incidência de pessoas nas emergências de Saúde”, disse o secretário. “É uma epidemia que deve se alastrar por todo o estado”, acrescentou, em entrevista à TV Cabo Branco.

As orientações são também não usar medicamentos específicos nos casos leves, para evitar que o vírus fique resistente, e que as pessoas apenas procurem a rede de saúde se tiverem sintomas fortes, que incluem febre alta, tosse e dor.

MaisPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários