Palma Forrageira, alevinos e queijos artesanais são destaques no desenvolvimento da Paraíba para 2022, secretário Efraim Morais dará continuidade em projetos importantes ao Estado


Após um ano de muito trabalho e sucesso na agricultura de várias regiões, o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Efraim Morais, se diz otimista com as pautas a serem trabalhadas já no início de 2022, dando continuidade nas ações exitosas de 2021, como o projeto de revitalização e tecnificação da cultura da Palma Forrageira, o povoamento de alevinos e a regulamentação da lei sobre a produção e comercialização de queijos artesanais.


*Palma Forrageira*

É uma importante base alimentar para os rebanhos. Por ser uma planta com características resistentes à seca, com alta palatabilidade, ou seja, muito saborosa, e que é utilizada na produção de biomassa, é extremamente valiosa para a região. Para 2022, a meta é instalar 338 campos de multiplicação da palma irrigada, mediante a implantação de unidades modulares de irrigação localizada do tipo gotejo (1,0 ha/unidade) com energia fotovoltaica.


Para o secretário Efraim Morais, é uma grande conquista para os municípios. "A palma forrageira faz a diferença na alimentação dos nossos rebanhos que, consequentemente, ajuda todas as famílias que trabalham com isso. É um investimento que vai trazer benefícios a curto, médio e longo prazo, além de gerar sustentabilidade", comenta.


*Alevinos*

Com relação à distribuição de alevinos, a expectativa é que seja feito um povoamento de cinco milhões dessa espécie nos mananciais da Paraíba. “O peixamento irá beneficiar principalmente os pequenos produtores, servindo de alimento e geração de renda para o homem do campo. É nosso dever assegurar segurança alimentar para os mais humildes, que sobrevivem e trabalham através da pesca.”, reforça o secretário.


*Queijos artesanais*

O governo do Estado regulamenta a Lei e a comercialização de queijos artesanais na Paraíba, que indica como competência das entidades de defesa sanitária e de assistência técnica e extensão rural orientar o queijeiro artesanal na implantação dos programas de boas práticas agropecuárias de produção leiteira e de fabricação do queijo artesanal. 


Para o pequeno produtor a lei trará garantia e a chance de poder competir de igual para igual com os demais produtos. “O que nós queremos é que a produção seja regulamentada, para que o trabalhador tenha seu produto reconhecido e o consumidor tenha segurança na hora de adquirir. Com isso, vamos fortalecer o setor, formalizando esta produção tão importante”, pontua Efraim.


Finalizando as atividades em entrevista ao canal AgroNoite, da Band, o secretário Efraim Morais vem reforçando que em 2021 a Paraíba teve um saldo bastante produtivo, levando em consideração as dificuldades encontradas durante o período de pandemia e que o ano que vem promete alavancar ainda mais o desenvolvimento do Estado.

[29/12 20:12] Maíra Assessora De imprensa: *#PéNaEstrada: Em Itapororoca, Efraim celebra inauguração do Parque Ecológico da Nascença*

_Mais de um milhão de reais em investimentos para o município_


Com o #PéNaEstrada, nesta quarta-feira (29), o deputado federal e coordenador da Bancada da Paraíba, Efraim Filho (União Brasil/PB), prestigiou a inauguração da reforma do Parque Ecológico da Nascença, no município de Itapororoca. A cidade, que completa 60 anos de história, celebra a data com a entrega da obra que foi aberta à população local. Estiveram presentes a prefeita Elissandra Brito, o deputado estadual, Ricardo Barbosa, o advogado e pré-candidato a deputado estadual, George Morais, e demais lideranças municipais. 


Para Efraim, o município só tem a ganhar com a reabertura do parque. “Sou sempre muito bem recebido pelo povo de Itapororoca e tenho um grande carinho por essa cidade. É uma honra participar dessa entrega, ver o Parque Ecológico da Nascença revitalizado e aberto para receber a população, fortalecendo o turismo regional e os trabalhadores locais. Meus parabéns à colega e prefeita, Elissandra Brito, excelente gestora, e demais colaboradores que tornaram esse sonho possível ao povo itapororoquense. Seguimos juntos pela nossa Paraíba!”, comemorou.   


Na ocasião, o parlamentar aproveitou para anunciar o valor empenhado  à cidade, a partir de emenda parlamentar, para a construção de um matadouro público e pavimentação nas ruas da avenida norte. “É recurso garantido para Itapororoca, uma obra a ser realizada neste próximo ano. Sou muito grato por poder trabalhar pensando na minha querida Paraíba. Seguimos firmes em 2022!", completa.


FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários