Programa Espaço Cultural tem tributo aos cordelistas nesta quinta-feira

 

O programa Espaço Cultural, desta quinta-feira (16), terá um tributo aos cordelistas. Um dos blocos do programa, realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), será dedicado ao cordel feito no estado e aos nossos grandes cordelistas, como Leandro Gomes de Barros. No repertório, músicas com influência no cordel, nas vozes de Zé Ramalho, Chico César, Jarbas Mariz e Elba Ramalho.

O programa editado e apresentado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira vai das 22h até a meia-noite, na Rádio Tabajara (105,5 FM). Além do tributo aos cordelistas, os blocos terão canções com Victor Brizeno, Titá Moura, Nathalia Bellar, Wild Santos, Tino, Didi Machado, Gatunas, Saiô Silfer, Gabriella Grisi e Yanca Medeiros.

A playlist também vai contar com dueto entre Lucy Alves e Tato, Bixarte, Polyana Resende, Renata Arruda, além de Sinamonis, banda Vieira, Chico Limeira, Totonho e Os Cabra. Ainda Seu Pereira e Musa Caliente, Sandra Belê, Toninho Borbo, Nélio Torres, Val Donato, Escurinho e banda Pegado e A Peleja.

O programa Espaço Cultural – que só toca música da Paraíba – pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

O cordel foi originado em Portugal pelos trovadores medievais que, nos séculos XII e XIII, cantavam poemas, espalhando histórias para a população a qual, em sua grande maioria, não era letrada. Com a criação de métodos de impressão em larga escala na Renascença, possibilitou-se a grande distribuição da palavra, que, até então, era apenas cantada. Assim, o cordel nasceu, popularizando-se por meio da exposição dos papéis pendurados em cordas, ou cordéis, como são chamadas em Portugal.

Chegou ao Brasil por meio dos colonizadores, popularizando-se e auxiliando na criação e manutenção do imaginário popular e folclórico dos estados do Norte e do Nordeste brasileiros. Com linguagem simples, os cordéis espalharam-se pelo Brasil por meio dos repentistas, violeiros que cantavam as histórias escritas pelos poetas de bancada, nome esse atribuído aos autores de cordéis que manufaturavam suas próprias publicações.

Leandro Gomes de Barros

O paraibano Leandro Gomes de Barros foi o primeiro brasileiro a escrever cordéis. Produziu 240 obras que ficaram muito conhecidas pelo imaginário popular do Nordeste brasileiro e também pelo Brasil todo. É o caso da peça ‘Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna, ter como influência os cordéis de Barros. O artista nasceu em Pombal, no dia 19 de novembro de 1865. Faleceu no Recife (PE), no dia 4 de março de 1918.

PB AGORA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários