Queiroga diz que não há emergência em vacinar crianças de 5 a 11 anos

 


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quinta-feira (23) que não há emergência em vacinar contra a covid-19 crianças de 5 a 11 anos.

O imunizante da Pfizer está autorizado para ser aplicado nesse público desde o último dia 16, mas o governo federal ainda aguarda uma consulta pública antes de tomar a decisão.

De acordo com Queiroga, a consulta pública é quem vai definir a recomendação do ministério sobre a vacina –não a autorização da Anvisa. Até o início da tarde desta quinta-feira (23), no entanto, a consulta não foi aberta pelo Ministério da Saúde.

“Os óbitos de crianças estão dentro de uma patamar que não implica em decisões emergenciais. Ou seja, isso aqui favorece que o ministério tomar uma decisão baseada em evidência científica de qualidade, na questão da segurança, na questão da eficácia e da efetividade”, disse o ministro.

Vale lembrar que para o imunizante receber o aval da Anvisa foram analisados critérios de segurança, eficácia e qualidade. Segundo a agência, as informações já foram enviadas à pasta da saúde.

“Isso vai ser tratado no âmbito técnico do Ministério da Saúde. Isso não é eleição. Isso é uma consulta pública. Não há nada de novo nisso. E foi validado pelo STF. Não podemos querer usar as decisões do STF de maneira self-service. Então, a decisão do ministro Lewandowski é uma decisão própria e o que o Ministério da Saúde cumprirá”, explicou Queiroga.

MaisPB com informações do g1



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários