Saúde promove qualificação para fortalecer e melhorar coberturas vacinais nos 223 municípios

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio das Gerências Executivas de Vigilância em Saúde e de Atenção à Saúde, iniciou, nesta terça-feira (19) pela manhã, a qualificação sobre o e-SUS Atenção Básica (AB) – Módulo Vacinação para técnicos das Gerências Regionais, coordenadores da atenção primária, imunização e o operador do e-SUS AB dos municípios da 1ª Macrorregião de Saúde. O encontro ocorreu no auditório da Funad, em João Pessoa, para 192 profissionais de 64 municípios. As capacitações seguem até o próximo dia 3 de maio e vão contemplar os 223 municípios paraibanos. 

O e-SUS Atenção Básica (AB) – Módulo Vacinação, possibilita a organização do processo de trabalho, o registro das vacinas, imunoglobulinas e soros, que fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. “Conhecimento é sempre bem-vindo e a nossa intenção é qualificar estes profissionais que trabalham diretamente com vacinação nos municípios, para que a inserção dos dados no e-SUS AB seja feita de forma qualificada, contribuindo para a melhoria das coberturas vacinais, bem como trazendo ganhos para a sociedade, através do controle, erradicação e eliminação de doenças”,  afirmou a gerente operacional da Vigilância Epidemiológica da SES, Talitha Lira.

A assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), Michele Targino, elogiou a iniciativa da Secretaria em promover as qualificações. “A SES está de parabéns por proporcionar momentos como este em que aproximam os municípios da Secretaria de Estado da Saúde, o que é extremamente importante para que o trabalho flua melhor e a população saia ganhando”, frisou.

Cronograma das qualificações - Nesta quarta-feira (20) pela manhã, a qualificação acontecerá em Campina Grande, no auditório do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, para os profissionais de imunização da 3ª Gerência Regional de Saúde. 

As capacitações seguem, de forma remota, pelo aplicativo Google Meet, nos dias 26, 27 e 28 de abril e 03 de maio das 8h30 às 12h:
Dia 26 de abril, para as 4ª e 5ª Gerências Regionais 
Dia 27 de abril, para as 6ª e 11ª Gerências Regionais
Dia 28 de abril, para as 7ª e 8ª Gerências Regionais
Dia 03 de maio, para as 9ª e 10ª Gerências Regionais.

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários