Serviço de mamografia do CEDC recebe reconhecimento como centro de excelência pelo Inca

 

O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi reconhecido como Centro de Excelência pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), pelo serviço de mamografia. A avaliação foi feita pelo Programa de Qualidade em Mamografia, do Instituto.

De acordo com o certificado, o CEDC foi premiado “por estar em conformidade com os critérios e normativas pertinentes à qualidade da mamografia adotados no Programa”. O documento foi assinado pela diretora-geral, do INCA, Ana Cristina Pinho; a responsável técnica do Programa, Anna Maria Campos e a tecnologista especialista em mamografia, Sônia Maria da Silva.

“Nós, que fazemos o CEDC, estamos muito felizes com esta certificação que tem validade por três anos. Com isso, acreditamos estar no caminho certo, pois, a mamografia garante a detecção precoce do câncer de mama que é a melhor maneira de possibilitar a cura, identificando lesões bem pequenas e ainda na fase inicial da doença”, afirmou a diretora-geral, do CEDC, Roseane Machado.

O objetivo do Programa do INCA é monitorar os serviços que realizam mamografias, em todo território nacional. Desde 2017, o Ministério da Saúde tornou obrigatório que todos os serviços públicos ou privados façam parte do programa encaminhando imagens e laudos médicos para que o Instituto faça a análise. Além disso, é monitorada a dose de radiação aplicada na mulher, na hora do exame, e também o desempenho do equipamento.

“O serviço que recebe um selo de qualidade está apto a trabalhar de forma mais fidedigna”, ressaltou Roseane.
 
A diretora destaca ainda que o CEDC quer fazer sempre o melhor e ter a garantia de que é um serviço que trabalha dentro das diretrizes do INCA. “Uma boa imagem mamográfica se traduz em um bom resultado no laudo médico emitido. A dosagem das radiações utilizadas também é monitorada, uma vez que, doses mais altas do que o permitido, podem causar câncer de mama”, pontuou.

“Essa certificação é resultado do trabalho de uma equipe técnica de três radiologistas, todos com titulação do Colégio Brasileiro de Radiologia, e  tecnólogas que são submetidas a um curso de imersão pelo serviço de referência no país, que fica no Hospital de Barretos [SP]”, explicou.

O CEDC realiza mamografias em mulheres dos 223 municípios paraibanos regulados pelo estado.

Números de mamografia
De acordo com dados do CEDC, entre os meses de janeiro e março de 2022, foram realizadas 1.074 mamografias. Já no ano de 2021, foram realizadas 6.873 mamografias.

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários