'Tardezinha Inclusiva' terá shows e atendimento para crianças e familiares neste domingo em Mangabeira

 

A Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação Cultural (Funjope), realiza, neste domingo (24), a edição mensal da ‘Tardezinha Inclusiva’, dentro do projeto Somos Capazes. Voltadas especialmente para crianças com algum tipo de deficiência, as atividades acontecem no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, a partir das 15h.

A partir das 16h30, haverá show da Turma Tá Blz e do DJ Johny Fernandes, direcionado ao público autista, com repertório infantil. Os personagens Pocoyo, Ursinho Pooh, Gato Bem e Sonic vão interagir com as crianças. O coelho Pernalonga vai ajudar na caça aos chocolates.
 
Haverá ainda sorteio de brindes diversos. “A nossa chamada para este ano é ‘Autista pode estar em todo lugar’, ou seja, o autista pode ser o que ele desejar, desde que tenha estímulo do pai, da mãe, da família. Esse é o grande barato”, declarou Nik Fernandes, mãe de autista e parceira do Tardezinha Inclusiva. 

A iniciativa conta com a parceria da Associação Paraibana do Autismo (APA), ONG Incluir e Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). 

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que o projeto ‘Somos Capazes’ deixa as equipes do governo municipal muito felizes, porque tem dado resultados impressionantes no processo de inclusão social das crianças por meio da arte. “Também estamos promovendo a socialização das famílias e observamos que, a cada edição, o projeto cresce, ganha novidades, presta novas orientações e serviços para as pessoas. Essa é a beleza dessa iniciativa, as pessoas perceberem crianças que têm alguma deficiência como potencialmente criadoras e capazes”, observou.
 
Nesta edição, além das atividades já conhecidas, como brincadeiras, jogos e cama elástica, haverá atendimento com especialistas. Um deles é o nutrólogo Alexandre Gomes de Azevedo, que vai realizar a Terapia Nutrológica para autistas. A nutricionista Janete Diniz, especializada em fitoterápicos e terapia alimentar, ministra uma oficina para a criançada com frutas. A partir de desenhos e estímulos visuais, ela vai ensinar como consumir as frutas.
 
Haverá ainda orientação do advogado Paulo da Luz sobre os direitos da pessoa com deficiência em relação ao atendimento de saúde na rede pública e privada. Ele vai tirar dúvidas também sobre discriminação e atendimento prioritário. A psicóloga clínica Clidis Sampaio vai conversar com os pais que receberam o laudo de autismo de um filho.
 
Também está prevista a participação da psicopedagoga clínica Danielle Albuquerque, que vai apresentar trabalhos verbais e não verbais, colocando em prática um dos objetivos principais da terapia, que é expressar além da fala, com o olhar e símbolos, por exemplo. As crianças contarão com exame oftalmológico, que será realizado pelo Projeto Inclusivo Popular de Santa Rita (PIP).
 
Assim como nas edições anteriores, haverá a feirinha das mães de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (Tea), que oferece produtos diversos, como vestuário e gastronomia.
 
Conscientização mundial - Abril é o mês de conscientização mundial sobre o autismo que, diferente do que muitos pensam, não é uma doença e sim um distúrbio do neurodesenvolvimento, que pode provocar déficit na comunicação e dificuldade de interação social, além de outras especificidades.

CLICKP´B


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários