Empaer ajuda agricultores se tornarem donos de imóveis rurais no Cariri paraibano


 Com a orientação da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), na elaboração e encaminhamento dos projetos técnicos de financiamento, 28 famílias de agricultores dos municípios de Sumé e de São José dos Cordeiros puderam finalmente se tornarem donos de suas terras, garantindo-lhes melhoria de renda e qualidade de vida.


Os imóveis rurais foram adquiridos por meio de financiamento do Fundo de Terras e da Reforma Agrária, com contratos assinadoscom o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Foram envolvidos no financiamento dos imóveis recursos da ordem de R$ 1.865.453,45 destinados à aquisição das terras e aos investimentos básicos a serem instalados nas áreas individuais de cada família para garantirem a produção e a geração de renda.

As 28 famílias agora proprietárias de suas terras são dos municípios de Sumé e de São José dos Cordeiros, pertencentes à região administrativa da Empaer em Serra Branca, no Cariri do Estado. Os imóveis adquiridos, por meio do Terra Brasil - Programa Nacional de Regularização Fundiária, estão localizados na Fazenda Macambira, no município de Sumé, numa área de 479 hectares, beneficiando 16 famílias; e na Fazenda São Pedro, em São José dos Cordeiros, contemplando 12 famílias, numa área de 360,60 hectares. Os agricultores beneficiados se dizem satisfeitos e continuam comemorando a conquista de se tornarem donos de suas terras, uma vez que já eram trabalhadores e que só conseguiam tirar o sustento trabalhando em parcerias e ou comodatário em terras alheias, tendo muitas vezes que dividir suas produções com os donos dessas terras como forma de pagamento pelo uso.

Sob orientação do gerente regional da Empaer de Serra Branca, Walmir Azevedo, os 28 projetos técnicos de financiamento tiveram participação dos extensionistas Carlos Alexandre, Cícero Romero e Ismar Vilar, tanto na execução quanto nos encaminhamentos. Todo o trabalho teve supervisão da Gerência Executiva de Planejamento e Controle de Terras e da equipe da Unidade Técnica Estadual da Paraíba (UTE/PB), coordenada pelo técnico da Empaer Francisco das Chagas Pereira.   

Programa - Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário – oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento de crédito rural - tendo como fonte o Fundo de Terras e da Reforma Agrária, garantindo uma assistência técnica sistemática por cinco anos, sendo, ainda, uma política que agrega valor para o combate da pobreza rural, possibilita a fixação dos agricultores em suas terras, com isso diminuindo o êxodo rural e, sobretudo, por ter um direcionamento que visa melhorar a qualidade de vida das famílias beneficiárias.
SECOM-PB


FALA PARAÍBA-BOOGES NETO

Comentários