Conferência Estadual de Saúde Mental começa nesta terça-feira no Espaço Cultural


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde, inicia, nesta terça-feira (19), a partir das 13h, a 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental. O objetivo é estabelecer, pelo mecanismo democrático do debate e confronto de opiniões, diretrizes para o cuidado em saúde mental em conformidade com a Reforma Psiquiátrica Brasileira. O evento, que se prolonga até quinta-feira (21), acontecerá no Espaço Cultural, em João Pessoa.
 
As definições do evento estadual serão encaminhadas para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que está programada para maio de 2023, em Brasília. Além disso, também serão eleitos os delegados que representarão a Paraíba na etapa nacional. 
 
“Após a 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental, realizada em 2010, estamos retomando os trabalhos, conforme convocação do Conselho Nacional de Saúde, reiterando este espaço como responsável pela construção e atualização participativa das políticas públicas no campo da Saúde Mental, conforme rege a legislação do SUS”, disse a gerente operacional de Atenção Psicossocial da SES, Iaciara Alcântara. 
 
O tema da 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental e da 5ª Conferência Nacional é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
 
O eixo principal da conferência é “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que será dividido em quatro subeixos temáticos: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
 
Programação
De acordo com a programação da 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental, o evento iniciará na terça-feira (19), a partir das 13h às 17h, com o credenciamento.
Às 14h serão ofertadas práticas integrativas e complementares, corporais, meditação guiada, terapia comunitária e auriculoterapia. Às 17h, terá a apresentação cultural dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Gutemberg Botelho. 
 
Às 18h, será a abertura oficial com a palestra magna: “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, ministrada por Shirlene Queiroz de Lima, psicóloga e membro da comissão organizadora da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que também foi coordenadora estadual de saúde mental da Paraíba. 
 
O debatedor será Leandro Roque, psicólogo e doutorando em Psicologia pela UFRN, integrante do grupo de Estudos em Política, Produção de Subjetividades e Práticas de Resistência (UFRN), membro da Comissão de SM/álcool e outras drogas e docente do curso de Psicologia da Uniesp. A coordenação da Mesa será conduzida por Eduardo Cunha, presidente do Conselho Estadual de Saúde. 
 
Na quarta-feira (20), das 8h às 9h, terá a continuação do credenciamento e em seguida a leitura do regulamento. Posteriormente, seguirá com as mesas redondas, definidas com os temas: “Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental e Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.”
 
Na quinta-feira (21), permanecem os grupos de trabalho no período da manhã e às 14h, será realizada a plenária final com eleição dos delegados para Etapa Nacional.
 
Durante todo evento, será realizada a Exposição “Aurora – luzes para aprender a voar”, aberta ao público, com obras produzidas por vários/as artistas, todos/as frequentadores/as dos CAPS de João Pessoa. A exposição reúne mais de 20 obras, em diversas modalidades, entre elas, pintura em tela, colagem, fotografias, pinturas em papel, pinturas utilizando técnicas mistas, dentre outras expressões artísticas.
 

 SECOM PB



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários