Paraibanos terminam seletiva Norte/Nordeste das Paralimpíadas Escolares como melhores da região

 

A delegação da Paraíba conquistou a incrível marca de 104 medalhas na seletiva Norte/Nordeste das Paralimpíadas Escolares, evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que foi encerrado nessa sexta-feira (26), em Natal-RN. Com o resultado final, o estado ficou como o melhor da região Nordeste e na segunda colocação no geral, atrás apenas do Pará, com 77 medalhas de ouro, 19 pratas e 12 de bronze.

Só a modalidade de atletismo subiu 59 vezes no ponto mais alto do pódio e completou como campeões; paratletas paraibanos da bocha e da natação, com seis e onze, respectivamente. Esse evento do Rio Grande do Norte teve uma semana de duração e o objetivo era selecionar os melhores índices visando as Paralimpíadas Escolares, que ocorrerão no mês de novembro, em São Paulo.

A delegação paraibana contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e o técnico Gilmar Araújo destacou a colocação geral da Paraíba na competição que envolveu os estados das regiões Norte e Nordeste. "Nós sempre brigamos pelo primeiro lugar, mas dessa vez não deu. De toda forma, fomos o melhor estado do Nordeste nos jogos. Muito orgulho dos nossos atletas e professores", disse.

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Zezinho Botafogo, que esteve presente no evento, parabenizou a delegação pela excelente marca. "Tive a oportunidade de acompanhar essas disputas e já podiam considerar-se campeões só em competir, mas agora, com mais de 100 medalhas e sendo o melhor do Nordeste, não tem como ficar emocionado, como paraibano. De parabéns a esta equipe maravilhosa com nossos paratletas, treinadores, treinadoras e dirigentes pelo excelente índice e, agora, a meta é em São Paulo nas Paralimpíadas Escolares envolvendo todo o Brasil", frisou.

Classificação Geral:
1 - Pará: 39pts.
2 - Paraíba: 24pts.
3 - Pernambuco: 23pts.
4 - Ceará: 21 pts.
5 - Maranhão: 21 pts.
6 - Sergipe: 18 pts.
7 - Rio Grande do Norte: 17pts.
8 - Bahia: 10pts.
9 - Alagoas: 7pts.

Medalhas da Paraíba:

- Atletismo: 59 ouros, 14 pratas e 4 bronzes
- Bocha: 6 ouros e 2 bronzes
- Natação: 11 ouros, 3 pratas e 5 bronzes

SECOM PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários