Saúde realiza oficina sobre lei de comercialização de alimentos para lactentes e crianças

 


A Secretaria de Estado da Saúde, por meio por meio do Banco de Leite Humano Anita Cabral, realiza, nesta sexta-feira (12), das 13h às 17h, dentro da programação do Agosto Dourado, a oficina NBCAL – aprendendo a fazer valer a Lei. O evento é destinado a profissionais de saúde, promotores de amamentação, coletivos de parto, Procons e Visas, instituições de ensino e conselhos de classe em saúde e o público em geral.

A oficina NBCAL, que significa Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras, será realizada no Espaço Cultural, na Sala de Concerto Maestro José Siqueira. A inscrição gratuita deve ser feita pelo link do Google Forms: https://forms.gle/fmnKABrhKrpiyP2E9

“O Agosto Dourado é o momento em que a sociedade é convidada para estimular a prática da amamentação e refletir sobre como, enquanto indivíduo e cidadão, pode participar ativamente da política de incentivo ao Aleitamento Materno”, disse a diretora geral do Banco de Leite, Thaíse Ribeiro.

O eixo da proteção à amamentação está pautado na NBCAL, que corresponde a um conjunto de regulamentações sobre a promoção comercial e a rotulagem de alimentos e produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até três anos de idade, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras.

Essa Norma, composta por uma série de atos normativos, foi formulada  em resposta ao declínio nas taxas de aleitamento materno, visando controlar o marketing de fórmulas infantis e outros produtos utilizados como substitutos do leite humano. A Lei busca garantir às mulheres e suas famílias uma escolha livre de influência publicitária para que estas possam fazer as melhores opções alimentares para seus filhos.

“Além da sociedade em geral e civil organizada, convidamos para participar da oficina, todas as instituições e profissionais de saúde, Sociedade Paraibana de Pediatria, coletivos e profissionais que, direta ou indiretamente, se responsabilizam pela proteção à amamentação, Agevisa, Visas municipais, Procon estadual e municipal e toda a população que tiver interesse em participar”, pontuou Thaíse.

Agosto Dourado/Programação

A programação do Agosto Dourado começou no dia 01 e acontece até o dia 31. Este ano, a ação tem como lema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando” e uma vasta programação em todo estado.

O evento simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Durante o mês de agosto, também será comemorada a 31ª Semana Mundial de Aleitamento Materno.

WSCOM


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários