Prefeitura de Sumé inaugura Centro de Formação de Professores

  


Em uma cerimônia marcada pela emoção e homenagens à memória daqueles que contribuem ou contribuíram para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade sumeense, o prefeito Éden Duarte inaugurou nessa sexta-feira,16, o Centro de Formação de Professores.

Localizado no bairro da Várzea Redonda, o espaço conta com uma estrutura ampla e moderna para promover e apoiar as políticas destinadas à formação dos profissionais da educação do município e da região por meio de cursos, conferências, reuniões, formações continuadas, apresentações culturais, artísticas, entre outros eventos.

O Edifício recebeu o nome da professora “Onésima Maria de Araújo Gonçalves” pelos seus vários serviços prestados à comunidade sumeense, como educadora, catequista e artesã. “Em nome da família Araújo, gostaria de agradecer a atenção, o carinho e a lembrança em homenagear a minha tia por meio desse Centro de Formação de Professores. Tenho certeza que daqui sairão muitos frutos”, declarou Antônio Carlos (Carlinhos dos Correios), sobrinho da homenageada.

Na ocasião, o secretário de educação Bonílson Timóteo agradeceu o apoio e a confiança do prefeito Éden. Bonílson ainda mencionou o trabalho realizado pelos ex-secretários de educação do município que o antecederam, enalteceu o apoio de sua equipe e destacou o desempenho, o carinho e a dedicação dos professores da rede municipal de ensino. “Vocês são fundamentais nesse processo de construção cidadã. Contem sempre comigo e tenham certeza que estamos todos imbuídos nesse objetivo de fazer com que a educação de Sumé avance cada vez mais”, declarou ele, que ao final de seu discurso, entregou uma placa em homenagem a professora Hélia Maria, pelo tempo de serviço dedicado a educação de Sumé.

De forma emocionada, Hélia, que está se aposentando da função, agradeceu a homenagem recebida e disse que foi muito feliz durante os quase 30 anos em que exerceu o ofício de professora e cargo de gestora escolar.

A professora da rede municipal de ensino, Fabiana Araújo, destacou a contribuição do município para a melhoria de qualidade da educação por meio da implementação de projetos tão ousados como a construção do Centro de Formação de Professores. “Fica evidente aqui a preocupação de nossos gestores com a educação de qualidade, isso é a prova de que podemos continuar com essa caminhada de crescimento socioeducacional, demonstrando responsabilidade social”, enfatizou ela.

O prefeito Éden manifestou satisfação e alegria em poder entregar uma obra tão importante para os professores e para a educação municipal. Durante o discurso, ele destacou a participação de cada sumeense na construção desse processo. “Todo mundo tem a sua contribuição na história desse município, nós não inventamos a roda. Por essa razão, somos gratos a cada um pela dedicação. A gente não pode pensar em educação sem ter um olhar voltado ao professor. Por isso, criamos uma estrutura necessária para que eles possam desenvolver as suas capacidades técnicas e assim poder entregar os melhores resultados educacionais ao município. Tenham certeza que eu entrego essa obra com a sensação de dever cumprido, porque sei do quanto a gente se dedicou e se preocupou com todos os detalhes para que tudo saísse com qualidade conforme o professor merece. Foi um trabalho em equipe, todo mundo irmanado para que esse dia chegasse, e ele chegou com as graças de Deus. Com muito amor e carinho, estamos aqui para entregar esse belo equipamento aos professores e professoras de Sumé”, declarou o prefeito Éden.

Durante a cerimônia, o prefeito entregou a Antônio Roberto (Beto), filho de Dona Onésima uma placa em memória a sua mãe.

A solenidade contou também com apresentações culturais do Grupo Bravia de João Pessoa, do Coral Vozes que Encantam da Escola Padre Paulo Roberto e da Orquestra Prima – Projeto de Inclusão Social do Governo do Estado da Paraíba por meio da música e das artes. Além de palestra sobre “aprendizagem sustentáveis – saberes e vivências coletivas da infância e juventude”, ministrada por Luciano Piquet da Cruz – palestrante de inovação e empreendedorismo.

Com uma plateia majoritariamente formada de professores, diretores e servidores da Educação, a cerimônia contou ainda com a participação do secretário executivo da Cultura do Estado da Paraíba, Milton Dornellas, do vice-prefeito Manezinho Lourenço, dos secretários Branco Xiliu (Cultura, Esportes e Turismo), Ednalva Libânio (Assistência Social), Gian Braz (Obras e Serviços Urbanos), Tanniery Lêla (Saúde), Robério Cipriano (Orçamento e Finanças) e Heleno Júnior (Chefe de Gabinete do Prefeito), ainda dos vereadores Daniel Lêla, Damião Rildo e Cristóvão Júnior, do coordenador artístico e regente do Prima, Rainere Travassos, do gerente da 5ª Regional de ensino, Ary Prata, do pastor Zé Maria, do padre Marcondes, além de familiares de dona Onésima, representantes do CDSA e populares.

No final do evento, o secretário Bonílson presenteou o palestrante com uma obra de arte feita pelo artista plástico, Bento de Sumé. Também houve sorteio de brindes e ainda distribuição de alguns livros do palestrante para os professores da plateia.

Todo o evento foi transmitido e o seu conteúdo pode ser encontrado no youtube da Prefeitura de Sumé.

BRUNO LIRA


FALA PARÁIBA-BROGES NETO

Comentários