Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Com apoio da PMJP, Olimpíada Paraibana de Matemática terá mais de 600 estudantes

 

Mais de 679 estudantes da rede pública e particular de João Pessoa e do Estado participam este ano da Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM), que acontecerá dentro da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), nesta quarta-feira (9), a partir das 14h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. O evento tem o apoio da Prefeitura de João Pessoa.

O coordenador da OPM e professor Matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Felipe Wallison Chaves Silva, comentou que a OPM, apesar de ser paraibana, vem sendo realizada desde 1990. “Como ela abrangeu escolas de todo Estado da Paraíba foi chamada de Olimpíada Paraibana de Matemática”, esclareceu o professor.

A OPM é executada pela equipe do Projeto de Extensão OPM 2022, aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e tem o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa e do governo do Estado. A ação é uma competição regional dirigida aos alunos de escolas da Paraíba que estejam cursando desde o 6° ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio.

O professor Felipe Wallison Chaves Silva comentou que o objetivo é aproximar a matemática da sociedade e identificar jovens com potencial para estudar matemática e fazer uma carreira em ciência e tecnologia “Também, por outro lado, temos um centro de excelência na Paraíba, que é o departamento de matemática da UFPB. E essa também é uma forma de mostrar para sociedade o trabalho que é desenvolvido aqui”, acrescentou o professor.

São três níveis de participação. O nível 1 é para alunos matriculados no 6° ou 7° anos do ensino fundamental. O nível 2 para os estudantes matriculados no 8° ou 9° anos do ensino fundamental e o 3 para aqueles matriculados em qualquer série do ensino médio.

A Prova – Será individual e tem início às 14h e termina às 17h. Tem duração máxima de 3h. No final os fiscais recolhem as provas. O tempo mínimo de permanência no local de aplicação será de uma hora, a contar do início da aplicação. A prova poderá ser feita a lápis ou a caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Em cada nível, serão elaboradas provas discursivas com 5 (cinco) questões. Cada questão valerá 20 pontos, totalizando 100 pontos possíveis.

Premiações e classificação – Serão oferecidos prêmios aos alunos que obtiverem as melhores pontuações finais, em cada nível e categoria, em ordem decrescente de pontuação: medalha de ouro, medalha de prata, medalha de bronze e menção honrosa.

Alunos da rede pública de ensino não concorrerão com alunos da rede privada de ensino. Cada categoria terá suas próprias premiações e o número de premiados em uma categoria independe do número de premiados na outra. A equipe executora do projeto se reserva ao direito de não premiar estudantes com desempenho considerado insuficiente, independentemente da ordem na classificação geral da categoria.

Serão distribuídos outros brindes, como livros, em caso de parceria ou de apoio financeiro ao projeto. A quantidade de estudantes premiados com menção honrosa será definida a critério da equipe executora do projeto de extensão OPM 2022. Os casos de desempate em quaisquer itens da premiação serão decididos pela coordenação OPM 2022.

A OPM não cabe recurso em relação à correção das provas e classificação dos alunos. Não serão concedidos vistos ou revisões de prova sob qualquer hipótese. As listas de premiados serão divulgadas por ordem de classificação, em cada grupo de participantes, de acordo com os critérios de premiação presentes no regulamento.

19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – Acontece anualmente desde 2004. Foi estabelecida por meio do decreto presidencial do dia 9 de junho de 2004. Este ano, João Pessoa realizará a SNCT em duas etapas: com a ‘Caravana SNCT’, que visitará 15 cidades; e de 9 a 12 de novembro de 2022 com a ‘Mostra SNCT’, no Espaço Cultural.

A SNCT é realizada sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com uma programação de eventos e atividades gratuitos e abertos à população, contando com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica, empresas privadas com destaque no uso tecnologias inovadoras e outras entidades da sociedade civil.

O tema escolhido para este ano reflete sobre a Independência do Brasil, que completa dois séculos em 2022, e como a ciência e tecnologia contribuíram para o crescimento do País desde então. A SNCT é uma excelente oportunidade para divulgar a ciência e a tecnologia e refletir sobre o seu papel como força motriz para a independência tecnológica do Brasil.

A ideia motivadora para a SNCT 2022 em João Pessoa é a coordenação de eventos de divulgação e popularização da ciência que agrupe em sinergia o ecossistema de Ciência e Tecnologia, a rede de ensino e a população geral da cidade e do Estado, em um ambiente agradável de compartilhamento de experiências e motivação para jovens cientistas, favorecendo a fertilização de sementes para transformação social através do conhecimento científico e tecnológico.

SERVIÇO:
19ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Evento: Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM)
Local: Espaço Cultural José Lins do Rego – Tambauzinho
Horário: 14h -18h
Mais informações: http://www.mat.ufpb.br/opm/

Contato para entrevista:
Professor de matemática da UFPB e coordenador da OPM: Felipe Wallison Chaves Silva
Fone: 83. 9.9892.4532
Adriana Crisanto Monteiro
Assessoria de Imprensa
Fone: 9. 8810.0614. (Whatsapp).

Comentários