Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Paraíba é o 4º estado com maior participação de estudantes no primeiro dia do Enem 2022


A Paraíba ficou em quarto lugar entre os 27 estados brasileiros com maior índice de comparecimento no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com 74,3%, um total de 75.029 estudantes. Os dados foram divulgados pelo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostrando que a Paraíba ficou atrás apenas do Sergipe (76,2%), Piauí (74,9%) e Rio Grande do Norte (74,6%), todos da região Nordeste. 
 
Só na Rede Estadual da Paraíba foram inscritos 21 mil estudantes concluintes do Ensino Médio para o Enem 2022. As primeiras provas foram aplicadas no último domingo (13), com 90 questões de múltipla escolha de provas de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.
 
O secretário de Estado da Educação, Claudio Furtado, destaca a importância dos trabalhos que a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia vem realizando na preparação dos estudantes da Rede Estadual para o Enem.  “Nesta edição do Enem tivemos uma excelente participação dos estudantes aqui da Paraíba, com 74,3% de comparecimento. Mesmo o resultado do Inep sendo no âmbito geral das instituições, mostra que estamos no caminho certo, preparando os estudantes da Rede Estadual para o Enem, através de Programas como o Se Liga No Enem e Redação Nota Mil. Foram mais de 21 mil estudantes da nossa Rede inscritos no Enem neste ano. Acompanhamos também os nossos alunos no dia da prova, no qual todas as 14 Gerências Regionais de Educação fizeram mobilização com entregas de Kits e frases motivacionais. Esse trabalho é muito importante e veremos ótimos resultados lá na frente”, conta.
 
O Secretário acompanhou o primeiro dia de prova do Enem na Escola Cidadã Integral Lyceu Paraibano, centro de João Pessoa, onde recepcionou os estudantes e conversou com a imprensa local.
 
No Brasil, 2.490.880 participantes compareceram ao primeiro dia do Enem 2022. O número corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas duas versões (impressa e digital). 
 
O exame continuará no próximo domingo (20), quando será a vez de resolver itens de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará os gabaritos até o dia 23 deste mês.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC). 
 
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 
 
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
 
Melhores taxas de comparecimento
 
1- SE: 76,2%
2- PI: 74,9%
3- RN: 74,6%
4- PB: 74,3%
5- SP: 73,9%
6- SC: 73,4%
7- CE: 73,3%
 
Inscrições do Enem na Paraíba
 
2021- 20.344 
2022- 21.700

 SECOM PB



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários