Perda auditiva já atinge 50% dos idosos; otorrinolaringologistas explicam por que isso como acontece


 A perda auditiva em idosos é uma situação natural que acontece com o envelhecimento, essa alteração tem o nome de presbiacusia. A Presbiacusia é a perda auditiva que afeta os idosos, caracterizada pela perda progressiva da audição em ambos os ouvidos ao longo da vida. Essa deficiência auditiva. Para falar sobre essa perda audtiva ao longo da vida foram ouvidos, os otorrinolaringologistas Jean Numes e Alexandre Guimarães.

Segundo Jean, alguns dos fatores que podem gerar a perda auditiva, são: Quimioterapia; Antibióticos da classe aminoglicosídeos em doses altas; Sildenafil (Viagra); Uso crônico de anti-inflamatórios; Vertigem; Infecções Meningite; Cocleíte viral e Otite média. Além disso, ele cita doenças e hábitos que podem gerar perda auditiva, como: Tabagismo; Hipertensão; Diabetes e Traumas. “A principal característica de presbiacusia é a perda progressiva e simétrica da audição de alta frequência ao longo dos anos.Esta perda de audição também pode ser acompanhada de zumbido, vertigem e desequilíbrio”, disse.

Para Alexandre Guimarães, falar alto, zumbido no ouvido, assistir televisão no volume máximo e apresentar dificuldade em escutar e compreender o outro são os principais sintomas da perda progressiva da audição em idosos, a chamada presbiacusia. A principal causa é o processo natural do envelhecimento, mas também pode acometer indivíduos que tenham comorbidades e doenças hereditárias. Cerca de 11% dos pacientes entre 44 e 54 anos já apresentam alguma perda auditiva. Este percentual sobe para 25% entre pessoas de 55 e 65 anos e chega a quase 50% da população com mais de 70 anos, segundo a Fundação Otorrinolaringologia.

“O idoso vai começar a ouvir menos a voz de uma criança e terá dificuldade em ouvir o pisca-alerta de um carro, por exemplo. O idoso não percebe tanto porque ele ainda consegue ouvir as pessoas”, exemplificou. Idosos que têm diabetes e pressão alta tendem a ter presbiacusia, pois estas comorbidades dificultam a microcirculação na região do ouvido. “Assim como uma pessoa que tem glaucoma pode perder a visão por conta da diabetes, do mesmo jeito é o ouvido. Os pequenos vasos da região do ouvido também são afetados”, disse Guimarães.

A presbiacusia pode agravar em pacientes que tiveram exposição contínua a ruídos e barulhos intensos por causa do trabalho, a exemplo de telefonistas, trabalhadores da construção civil sem protetores auriculares, policiais militares ou do exército que são instrutores de tiro. “Tive pacientes que perderam a audição porque os equipamentos de proteção auditiva não eram adequados, configurando a Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair). A intensidade do ruído que o ser humano suporta é de até 80 decibéis por oito horas diárias”, finalizou Alexnadre.

PB AGORA



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários