Sumé é a primeira cidade da do Cariri Ocidental a aderir ao Programa Cidades Sustentáveis


 A prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na última sexta-feira, 04, o evento “Estratégias Para o Desenvolvimento Local Sustentável” (ODS), visando apresentar e debater ações implementadas pelo município nessa temática. Com o apoio da ODS, a iniciativa tem como foco apoiar a administração municipal com ferramentas metodológicas na execução da Agenda 2030.

O encontro ocorreu no Centro de Formação de Professores, no bairro da Várzea Redonda, reunindo diversos atores sociais e órgãos governamentais de Sumé e da região do Cariri paraibano.

Por conta de outro compromisso previamente agendado, fora do município, o prefeito Éden não compareceu ao evento, sendo representado na ocasião pelos secretários municipais: Bonilson Timóteo (Educação) e Ednalva Libânio (Assistência Social), além de Heleno Júnior (Chefe de Gabinete).

Bonilson ressaltou a importância da agenda para o desenvolvimento de Sumé e da região, agradeceu o apoio do prefeito Éden Duarte e demais parceiros para a concretização do evento e destacou o trabalho integrado de todas as secretarias municipais na adesão da ideia. Segundo ele, agora é hora de unir esforços para a implementação dos objetivos propostos.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, instituídos pela ONU, estão calcados na superação dos desafios que a humanidade enfrenta atualmente, como cuidar do planeta e melhorar a vida das pessoas. São embasados na escuta ativa das comunidades, na realização de projetos socioambientais e na participação em fóruns locais de desenvolvimento, formado por diversos parceiros como prefeitura, órgãos públicos e privados e a sociedade civil organizada.

“Para nós da rede estratégica ODS, é uma alegria muito grande estarmos em Sumé, uma cidade que sai na frente e assume um protagonismo por aderir à rede, no estado da Paraíba. E o Cariri paraibano, representado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri (Cisco) e pela Amcap, sairá ainda mais fortalecido para a implementação de inovação e políticas públicas nos seus respectivos municípios, para fomentar uma melhor qualidade de vida de todos da região”, destacou Miriam Barreto, de Brasília, ela que é assessora do projeto ODS, parceira do município de Sumé e uma das palestrantes do evento.

De acordo com Miriam, é muito importante que as cidades se organizem, conheçam os objetivos da agenda 2030 e percebam quais ações a prefeitura e a sociedade vêm desenvolvendo de forma integrada para que tenham mais êxito na realização da jornada. Também salitentou a importância de todos os municípios da região aderirem à estratégia, para que os gestores locais e a sociedade civil engajada possam receber a visita e a capacitação dos técnicos do programa.

O próximo passo agora, segundo ela, é cada município criar uma governança, com um foro e a participação dos representantes da sociedade civil, das empresas, da academia e do governo para diagnosticar as necessidades locais e com base nisso, implementar um plano de ação a fim de alcançar os objetivos da agenda: erradicação da fome, pobreza, combate às desigualdades sociais, geração de trabalho e renda e a proteção do meio ambiente.

Conforme destacou, a participação e atuação conjunta de lideranças e de instituições públicas, como o Cisco e a Amcap, por exemplo, são fundamentais nesse processo, uma vez que, de maneira isolada, muitas vezes o prefeito não tem o conhecimento e o apoio necessários para implementar as ações/estratégias que necessitam. De modo integrado, acrescentou, eles terão mais força para poder protagonizar no cenário nacional e internacional, conforme o modelo de desenvolvimento sustentável, principalmente aqui na região Nordeste, que é tão carente de recursos e repasses, justificou ela.

Também palestrante do evento, a coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, avaliou o encontro em Sumé de forma bastante produtiva. “Foi um momento importante para levar o conhecimento aos prefeitos da região, sobre a importância dessa agenda que é global, mas aterrissa no local, porque precisa passar por uma implementação nas cidades. A agenda tem que ter o apoio dos governos locais, dos prefeitos eleitos”, informou.

Além de Miriam e Zuleica, ainda palestraram no estratégias para o desenvolvimento, a representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Zorilda Gomes, do Rio de Janeiro, o representante da Organização Aldeias Infantis SOS Brasil, Carlos Alberto da Silva, o gerente Regional de Bacias Hidrográficas (AESA), João Adelino e o representante do Sebrae, Ezequiel Sóstenes.

De modo remoto, também houve a participação da técnica em educação da Fundação Abrinq, Patrícia Nascimento Teixeira e do consultor da Confederação Nacional dos Municípios, Eduardo Stranz, que enalteceu a gestão do prefeito Éden por estar na vanguarda dos acontecimentos, ao promover eventos tão importantes para o desenvolvimento do município e da região.

Foi o que atestou também o presidente da Associação dos municípios do Cariri Paraibano, Adriano Wolf, que na ocasião avaliou positivamente o evento. Ele disse que aprendeu muito sobre o tema, parabenizou os envolvidos pela realização do encontro e assumiu o compromisso de replicar as informações obtidas para os demais gestores municipais associados na Amcap.

Além de Sumé, estiveram presentes caravanas dos municípios de: Caraúbas (prefeito e secretário municipal), Congo (prefeita e secretários municipais), Amparo (vice-prefeito e secretários municipais), Monteiro (secretário municipal de agricultura), Taperoá (secretário de saúde), além de representantes da sociedade civil organizada, Empaer, Igreja Católica, UFCG/CDSA, IFPB/Monteiro, Unicir, Escolas municipais, estaduais e particulares.

Na solenidade foi assinado o termo de adesão do município de Sumé, ao Programa Cidades Sustentáveis e a Estratégias ODS, pelas autoridades presentes. Ao final da cerimônia, o secretário Bonilson Timóteo entregou aos palestrantes presentes, uma lembrança de uma escultura de pássaros, produzida pelo artista plástico sumeense, Bento Medeiros, conhecido como Bento de Sumé.

VITRINE DO CARIRI



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários