Paraíba tem 4 milhões de habitantes e João Pessoa segue como a cidade mais populosa, aponta prévia do Censo 2022

 


O número de habitantes da Paraíba chegou a 4.030.961, de acordo com Prévia da População dos Municípios com base nos dados do Censo Demográfico 2022coletados até 25 de dezembro deste ano, divulgada pelo IBGE, nesta quarta-feira (28).

No estado, a maior população segue sendo a da capital, João Pessoa, com aproximadamente 889,6 mil residentes. Logo em seguida, estão Campina Grande, com 418,1 mil; Santa Rita, com 148,4 mil, e Patos, com 103,1 mil.

Do total de 223 municípios existentes na Paraíba, 144 deles tinham população inferior a 10 mil pessoas. Já 69 formavam o grupo dos que tinham um número de habitantes de 10 mil até 50 mil. Na categoria de 50 mil a 100 mil estavam 6 municípios, enquanto outros três tinham população de 100 mil a 500 mil. Apenas uma cidade tinha população superior a 500 mil pessoas.

A divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU).

Embora a coleta ainda não tenha sido finalizada, o Instituto estudou propostas para cumprir as obrigações legais em relação à divulgação das populações municipais. Após análises, a equipe do IBGE concluiu que o melhor modelo é o que utiliza os dados do Censo 2022 nos municípios onde a coleta já havia terminado, enquanto, para os demais, usa uma combinação de dados coletados e estimativas. “A missão do IBGE é retratar a realidade. Com a discussão das propostas, escolhemos a que chega o mais próximo possível da realidade populacional nos domicílios do país”, explica o coordenador técnico do Censo, Luciano Duarte.

IBGE adotou modelo estatístico para gerar a prévia da população

As informações divulgadas foram entregues nesta quarta-feira (28) ao TCU, para fins de cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes. A tabela com a prévia da população para cada município será publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.). A nota metodológica e as estimativas das populações para os 5.570 municípios brasileiros e para as 27 unidades da federação podem ser consultadas na página do Instituto na internet.

Disque-Censo 137: serviço gratuito está disponível para domicílios não recenseados

Os moradores de domicílios em que ninguém respondeu ao Censo 2022 podem ligar para o Disque-Censo 137 e solicitar o agendamento da entrevista. O serviço é disponibilizado de forma gradativa nos municípios, de acordo com o andamento da coleta em cada local. A lista completa das regiões atendidas pelo serviço é atualizada diariamente e pode ser consultada no site da operação censitária. A ligação é gratuita e pode ser feita de em todos dias da semana, das 8h às 21h30.

BLOG DO BRUNO LIRA



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários