Banda pernambucana ‘Casas Populares da BR 232’ lança seu primeiro álbum em JP


Após 15 anos de trajetória, a banda Casas Populares da BR 232 lança seu primeiro álbum intitulado “Negraíndia”e para comemorar, está promovendo uma turnê, passando por Recife, João Pessoa, Brasília e São Paulo. O show em João Pessoa acontecerá no Ateliê Elionai Gomes na Ladeira da Borborema, próximo dia 03 de agosto e vai contar com a participação especial do Maracatu Pé de Elefante.
Negraíndia:
O disco traz uma mensagem de solidariedade e amor, tão necessária nos dias de hoje, com canções de protesto e liberdade, passeando pelas tradições musicais do Nordeste e Norte do Brasil, pensando ainda nas expressões musicais de Matriz Africana e indígena da América Latina. Sob a direção da produtora musical Isaar, o CD possui 10 faixas e além de uma participação da própria Isaar,  ainda conta com a participação do cantor, compositor e rabequeiro Maciel Salú.
Sobre a banda:
Casas Populares da BR 232 atua há 15 anos. Formado por Carol Lopes, Joaninha Xeba, Natália Lopes, Raquel Santana, Eric Caldas e Josy Caldas. Casas Populares da BR 232 exalta a tradição guardada com as mulheres do Brasil.
“Negraíndia é o nome de nosso primeiro álbum porque esta é uma oportunidade de mostrarmos um trabalho musical de força para todos. Principalmente, para todas as mulheres negras-índias, como nós, que fazem da música afrobrasileira uma fonte de conexão com a natureza e a ancestralidade”, explica Natália Lopes.
Incentivo Funcultura
O projeto Casas Populares da BR 232 – Itinerância Nacional – consiste na gravação, lançamento, itinerância por Recife/PE, João Pessoa/PB, Brasília/DF e São Paulo/SP, com a realização de duas oficinas e shows cases em duas escolas públicas na Região Metropolitana do Recife. As ações contam com Incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e Governo de Pernambuco.
Sobre o Maracatu Pé de Elefante:
O primeiro maracatu nação da Paraíba, foi fundado em maio de 2008 pelo Mestre Fernando Trajano. Com suas cores azul e branca, o batuque grave das alfaias e o som metálico dos gonguês se unem às rajadas provocadas pelas teias de miçangas que formam os agbês. A todos esses instrumentos acrescentam-se os tarôs. Está formada aí uma bateria cadenciada. No repertório, estão estilos como maracatu, afoxé e outros ritmos afro-brasileiros.

Foto: divulgação
Serviço:
Show “ Negraíndia” da banda  Casas Populares da BR 232 (PE)
Participação: Maracatu Pé de Elefante (PB)
Dia: 03/08/2019
Local: Ateliê Elionai Gomes (Ladeira da Borborema, 101 – Varadouro, João Pessoa)
Entrada: R$ 10,00 (ingresso)/ R$ 20,00 (ingresso + CD)

Assessoria




FALA PARAÍBA BORGES NETO

Comentários