Emlur e órgãos públicos debatem Plano de Resíduos Sólidos da Capital



Divulgação;Secom\JP
Melhorias na educação ambiental, coleta seletiva e responsabilidade compartilhada da população foram os principais temas abordados na discussão da revisão do Plano Municipal de Resíduos Sólidosde João Pessoa(PMGIRS-JP). A reunião foi promovida, nesta sexta (29), pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) com representantes de entidades e órgãos públicos nos âmbitos municipal, estadual e federal, na Estação das Artes.

“Essa é a primeira revisão do Plano e verificamos que avançamos bastante nas metas a médio e longo prazo como a universalização da limpeza urbana e coleta domiciliar. Porém, precisamos avançar também nas metas voltadas para a elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental, ações para ampliação da coleta seletiva e de comunicação, mas principalmente nas ações que envolvam a população, no sentido que ela assuma a sua responsabilidade na geração e destinação dos resíduos”, afirmou Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.

A revisão do Plano atende a uma exigência legal, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos. O próximo passo será a realização de uma audiência pública, no próximo dia 13 de dezembro, para possibilitar a participação de toda população. Em seguida a discussão chegará a Câmara Municipal de João Pessoa, para que os vereadores também deem sua contribuição, bem como para que as alterações do Plano possam ser aprovadas em plenário já que se trata de uma lei.

O Plano é dividido em dois volumes (diagnostico e prognostico) que somados chegam a aproximadamente 800 páginas e esta disponível no site da Prefeitura Municipal (www.joaopessoa.pb.gov.br). A versão com as alterações será disponibilizada na próxima semana no mesmo endereço. “A audiência pública será a oportunidade de qualquer cidadão dar sua contribuição para o Plano que trata de uma temática que diz respeito a toda a população, com melhorias para a limpeza urbana, saúde e educação”, disse Marcella Medeiros, engenheira da Emlur, responsável pela área de coleta seletiva.

Rubens Moraes, representante da Ordem dos Advogados do Brasil/PB, defendeu que a educação ambiental seja fortalecida nas escolas. “Nós nos colocamos a disposição para trabalharmos em parceria nessas visitas as escolas para fortalecer a questão da educação ambiental”, disse.

A reunião para revisão do Plano contou com representantes da Prefeitura Municipal de João Pessoa, das secretarias de Infraestrutura, Habitação, Defesa Civil, além das Universidades Federal e Estadual da Paraíba, ordem dos Advogados do Brasil, dos sindicatos da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon) e dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Pesada, Montagem e do Mobiliário (Sintricom), além de representantes das empresas que realizam atualmente a limpeza urbana da cidade Marquise Ambiental e Ambiental Soluções.

Secom-JP

FALA PARAÍBA - BORGES NETO 

Comentários