Hospital Metropolitano recebe segundo pouso aeromédico e atende pacientes do Trauma

OHospital Metropolitano Dom José Maria Pires recebeu, nesse final de semana (28 e 29) pacientes do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Dentre os atendidos, um paciente de 38 anos, com ferimento de arma de fogo na cabeça, que foi removido por via aérea do Trauma para o Metropolitano.
A transferência, realizada por helicóptero, contou com os trabalhos do Grupo Tático Aéreo (GTA), da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social. Toda a ação faz parte do plano estadual de contingência a situações de emergência, objetivando a garantia do atendimento e cuidados com a saúde da população paraibana.
De acordo com o diretor geral do Hospital Metropolitano, Antônio Pedrosa, receber os pacientes do Hospital de Trauma de João Pessoa exigiu uma força tarefa de todas as equipes da unidade de saúde.
“O nosso Núcleo de Regulação Interno foi fundamental para organização do fluxo e recebimento de cada paciente. Nossa equipe de manutenção e limpeza prepararam as enfermarias, já as equipes médica e multidisciplinar recepcionaram cada um e tão prontamente providenciaram o atendimento, de acordo com a necessidade de cada paciente. Unimos esforços para garantir que a saúde da população paraibana não fosse prejudicada”, afirmou o diretor geral do Metropolitano.
Já o diretor geral do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, Leonardo de Lima Leite, avaliou que “sem uma visão gerencial e de parceria entre as unidades de saúde, não conseguiríamos obter êxito”.
O diretor expressou ainda a gratidão aos profissionais do Metropolitano: “Aos colegas neurocirurgiões que deram toda a cobertura durante as 24h do plantão, e à toda equipe envolvida, o meu sincero reconhecimento a maestria, para dar conta de avaliações e procedimentos dos dois serviços. Ainda há muito por fazer, mas sabemos que contamos uns com os outros nestas horas. E assim entregamos excelência em saúde”.
O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, pontuou que o Hospital Metropolitano integra a rede estadual de assistência hospitalar, e, desta forma, cumpre também o seu papel dentro do plano estadual de contingência a situações de emergência.
“O Metropolitano vem realizando um importante e significativo trabalho, dando suporte aos atendimentos realizados no Trauma. As transferências, caso necessárias, permanecerão acontecendo até que o fluxo seja completamente normalizado, não acarretando perda no tratamento para nenhum assistido. Nossa prioridade é salvar vidas”, declarou.
No total, mais de 30 pacientes que necessitavam de atendimento especializado, e alguns deles, de intervenção cirúrgica, receberam toda a assistência necessária, e seguem em observação no Hospital Metropolitano.

Secom-PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários