Velho Chico transborda e cheia pode aumentar volume do açude de Boqueirão

A imagem é impressionante. Um turbilhão de água. Com as fortes chuvas que caem no Nordeste, o Rio São Francisco transbordou. Com isso, a hidrelétrica de Paulo Afonso na Bahia, recebeu uma grande recarga e três comportas foram temporariamente abertas. A beleza com o espetáculo da sangria é imensurável do Rio da integração Nacional, um dos rios mais importantes do Brasil. Desde janeiro de 2013, o Rio São Francisco não recebia uma enchente de grandes proporções.
A cheia do Rio São Francisco pode se refletir no açude Epitácio Pessoa em Boqueirão. Desde do último dia 5 de março que as águas do Velho Chico, juntamente com as águas da chuva, chegaram ni o açude Epitácio Pessoa através dos rios Taperoá e Paraíba.
As águas da transposição do Rio São Francisco chegaram na Paraíba no dia 19 de dezembro do ano passado, após longa interrupção no bombeamento.
Monteiro foi a primeira cidade paraibana a receber as águas da transposição, no dia 8 de março de 2017. A água passou no último segmento de canal da transposição para entrar no túnel por volta das 18h20, já na zona rural de Monteiro, próximo à divisa com Pernambuco.
Já no dia 14 de março de 2018, o então Ministério da Integração confirmou a necessidade de suspensão temporária da transposição do Eixo Leste do Rio São Francisco para a Paraíba, até que as obras programadas para os açudes de Poções e Camalaú fossem concluídas, prazo máximo de quatro meses;
Com a cheia dos rios Taperoá e Paraíba e com as águas advindas
do Rio Paraíba, o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, no Cariri paraibano, tem recebido significativa recarga. O açude responsável pelo abastecimento de Campina Grande e outras 18 cidades, amanheceu nesta terça-feira com 295.275.077 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a 63, 29%,da capacidade de armazenamento do manancial que é de 411.686.287 m³ de água.
Severino Lopes
PB Agora

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários