Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Em tempos de Covid-19, Maternidade Frei Damião lança projetos para profissionais de saúde e servidores

A Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, e que integra a rede hospitalar do Estado, está colocando em prática dois projetos, sendo um destinado às profissionais que estão na linha de frente do Covid-19 e o outro direcionado para o restante dos servidores.
Para a realização do projeto destinado aos profissionais que estão na linha de frente do Covid-19, foram elaboradas mensagens de autoestima, motivação e de encorajamento que serão repassadas por meio do serviço de som da maternidade. A meta é atender 100 por cento dos profissionais e colaboradores da maternidade que são o público alvo desse projeto.
Para a diretora geral da Maternidade Frei Damião, Selda Gomes estamos vivendo tempo difíceis na área da saúde, principalmente depois do surgimento do Covid-19. “Portanto cuidar de quem cuida é preocupar-se com a saúde mental do trabalhador para melhorar seu lugar na família, na comunidade, na sociedade e no trabalho. A saúde mental influência o indivíduo como um todo e quando não estamos bem mentalmente, podemos acabar se prejudicando socialmente. É sempre bom se compreender para que possamos nos cuidar”, avaliou a diretora.
Com o tema: “Cuidando de Quem Cuida em Tempos de Corona vírus” o projeto foi elaborado pela equipe de Psicologia da Frei Damião, por iniciativa do Ambulatório Saúde do Trabalhador.    Na atual situação de pandemia da COVID-19, provocada pelo vírus SARSCoV-2, é comum ter sentimentos e emoções negativas, como medo, tristeza, raiva e solidão, além de ansiedade e estresse  decorrente da privação sócioafetiva, e o medo de ser contaminado pelo covid19, contagiar outras pessoas e, também, o medo iminente de morrer, acarretando medo e ansiedade reativa”, comentou Raissia Maria Gomes da Nóbrega, responsável Técnica pela Psicologia.
 Na avaliação da psicóloga, quanto mais prejudicial for o pensamento, pior você se sente e mais pensamentos surgem, afetando suas emoções, comportamentos e crenças, e foi pensando em melhorar a saúde mental dos trabalhadores da Maternidade Frei Damião que estamos propomos afirmações positivas através de mensagens motivacionais que tem o potencial de ajudar a desviar dos padrões negativos e criar uma mudança positiva na mente” completou.
Servidores são lembrados no dia do seu aniversário e de suas profissões
Outro projeto na área de humanização é oCelebrando a Vida e as Profissões”, que tem, entre outros objetivos, demonstrar valorização, reconhecimento, atenção e respeito pelos servidores.
O projeto, elaborado pela equipe de psicólogos da maternidade, tem também o objetivo aumentar a autoestima individual; estimular o sentimento de pertença; aumentar a resistência psicológica contra situações de doença ou desesperança e pessimismo; melhorar a postura pessoal e proteger os trabalhadores contra o stress e pressão do quotidiano além de promover mudanças comportamentais pessoais e profissionais.
Selda Gomes – Diretora geral da Maternidade Frei Damião. Foto: Diulvgaçãp/ Assessporia
A meta é alcançar, no mínimo, 70% das profissões e dos aniversariantes do mês vigente, no decorrer do ano por meio de mensagens de felicitações que serão divulgadas nas redes sociais e no sistema de som da Frei Damião no dia em que se comemora o aniversário vitalício do profissional como também na data em que se comemora a sua profissão, promovendo, dessa forma, um momento saudável de alegria, pertencimento e elevação da autoestima.
“A maternidade Frei Damião tem um olhar especial para os nossos servidores, sejam da área da saúde, sejam da parte administrativa e que todos os dias dão o melhor de si para prestar um atendimento especializado, digno e, acima de tudo, humanizado e por isso jamais poderíamos de deixar de valorizar, reconhecer, respeitar e homenagear esses guerreiros que  usam do seu conhecimento em favor da vida  e na promoção do bem estar dos nossos pacientes e colaboradores”, destacou a diretora geral da maternidade Selda Gomes. 

Assessoria



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários