Maternidade Frei Damião lança projetos para profissionais de saúde e servidores


A Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, que integra a rede hospitalar do Estado, realiza  dois projetos de valorização dos servidores: um destinado aos profissionais que estão na linha de frente da Covid-19 e  outro direcionado para todos que atuam na unidade de saúde.

Para a efetivação do projeto, foram elaboradas mensagens de motivação e de encorajamento repassadas por meio do serviço de som da maternidade. A meta é atingir 100% dos profissionais e colaboradores.

Para a diretora geral da maternidade, Selda Gomes, estamos vivendo tempos difíceis na área da saúde, principalmente depois do surgimento do coronavírus. “Portanto, cuidar de quem cuida é preocupar-se com a saúde mental do trabalhador para melhorar seu lugar na família, na comunidade, na sociedade e no trabalho. A saúde mental influencia o indivíduo como um todo e quando não estamos bem mentalmente, podemos acabar nos prejudicando socialmente. É sempre bom quando a gente pode se cuidar”, avaliou.

Com o tema “Cuidando de Quem Cuida em Tempos de Coronavírus” o projeto foi elaborado pela equipe de Psicologia da Frei Damião, por iniciativa do Ambulatório Saúde do Trabalhador.    Na atual situação de pandemia, é comum ter sentimentos e emoções negativas, como medo, tristeza, raiva e solidão, além de ansiedade e estresse  decorrentes da privação socioafetiva e o medo de ser contaminado pela doença, contagiar outras pessoas e, também, o medo iminente de morrer, acarretando medo e ansiedade reativa”, comentou Raissia da Nóbrega, responsável pela Psicologia.
 
Na avaliação da psicóloga, quanto mais prejudicial for o pensamento, pior você se sente e mais pensamentos surgem, afetando suas emoções, comportamentos e crenças, e foi pensando em melhorar a saúde mental dos trabalhadores da Maternidade Frei Damião que estamos propomos afirmações positivas através de mensagens motivacionais que têm o potencial de ajudar a desviar dos padrões negativos e criar uma mudança positiva na mente”, completou.
 
Outro projeto na área de humanização é o “Celebrando a Vida e as Profissões”, que tem, entre outros objetivos, demonstrar a valorização, reconhecimento, atenção e respeito pelos servidores.

O projeto, elaborado pela equipe de psicólogos da maternidade, tem também o objetivo aumentar a autoestima; estimular o sentimento de pertença; aumentar a resistência psicológica contra situações de doença ou desesperança e pessimismo; melhorar a postura pessoal e proteger os trabalhadores contra o stress e pressão do cotidiano além de promover mudanças comportamentais pessoais e profissionais.

A meta é alcançar, no mínimo, 70% das profissões e dos aniversariantes do mês vigente, no decorrer do ano por meio de mensagens de felicitações que serão divulgadas nas redes sociais e no sistema de som da Frei Damião no dia em que se comemora o aniversário do profissional como também na data em que se comemora a sua profissão, promovendo, desta forma, um momento de alegria, pertencimento e elevação da autoestima.
 
“A maternidade Frei Damião tem um olhar especial para os nossos servidores, sejam da área da saúde, sejam da parte administrativa e que todos os dias dão o melhor de si para prestar um atendimento especializado, digno e, acima de tudo, humanizado e por isso jamais poderíamos deixar de valorizar, reconhecer, respeitar e homenagear esses guerreiros que  usam do seu conhecimento em favor da vida  e na promoção do bem estar dos nossos pacientes e colaboradores”, destacou Selda Gomes. 

SECOM PB



FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários