Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Juazeirinho terá Distrito Industrial com empresas da mineração

JUAZEIRINHO – O povoado de Joazeiro crescia e se desenvolvia a tal ponto que os comerciantes do lugar se reuniram e decidiram criar uma feira livre para incrementar a compra e venda dos produtos da região.
Eles se reuniram e levaram um ofício até ao chefe político do município de Soledade, a qual pertencia o povoado de Joazeiro, conhecido como o coronel Dino da Perna de Pau, solicitando autorização para a realização da feira livre.
O coronel autorizou que a feira livre fosse realizada e a primeira ocorreu numa terça-feira, 4 de novembro de 1913, data que ficou marcada como a fundação do município.
Joazeiro começou a experimentar uma grande onda de desenvolvimento nas décadas seguintes de 1930, 40 e 50, ultrapassando Soledade e conseguindo a sua Emancipação Política em 25 de julho de 1957, ganhando o nome de Juazeirinho.
No entanto, ao invés de continuar avançando, Juazeirinho passou a regredir no tempo e ficou algumas décadas no ostracismo.
Mas a partir de janeiro de 2017, quando Bevilacqua Matias (Avante) assume pela segunda vez os desígnios do município, Juazeirinho começa a ressurgir das cinzas e reconquistar o protagonismo de outrora.
Bevilacqua investiu pesado numa política de desenvolvimento para que Juazeirinho se tornasse uma cidade polo na região.
Contando com o apoio do deputado Estadual, Genival Matias (avante), trouxe a 27ª Ciretran, uma revolução para a região, a Casa da Cidadania, investiu em infraestrutura e na realização de obras estruturantes.
Além disso, está para chegar a Juazeirinho, uma Área Integrada de Segurança (AISP), que conta com uma Delegacia de Polícia Civil (DPC) regional, uma Delegacia Especializada da Mulher, uma Companhia da Polícia Militar e um Corpo de Bombeiros.
Aproveitando o campo de aviação da cidade, o alcaide buscou recursos junto ao Governo do Estado e vai transformá-lo em um aeródromo, dando mais ares de modernidade a Juazeirinho.
Isso sem falar em um Observatório Espacial, que vai ser construído no sítio Unha de Gato, fruto de uma parceria entre a Prefeitura, UEPB e o Governo da China, com investimento inicial só nos telescópios no valor de R$ 8 milhões, colocando Juazeirinho na rota da ciência mundial
implantação de Distrito Industrial
Com a casa pronta, Bevilacqua agora trabalha na atração de empresas para o município com o  intuito da geração de emprego e renda.
Desta forma, Bevilacqua e Genival foram em busca de parcerias com o Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), para a implantação de um Distrito Industrial no município de Juazeirinho.
O parlamentar apresentou o ofício 051/2020, solicitando à Cinep, um estudo de viabilidade da implantação do Distrito Industrial, por intermédio do Programa de Apoio à Industria de Mineração, cujo objetivo é viabilizar economicamente os depósitos das diversas substâncias minerais presentes em abundância na região polarizada por Juazeirinho, através de uma política de desenvolvimento à produção, mediante apoio técnico, mercadológico e financeiro.
O gestor disse ao helenolima.com que tudo já está certo para que esse Distrito Industrial, seja montado na região da Barra, zona oeste do município, onde já há fabricas de caulim.
A Prefeitura, relata o chefe do executivo, vai desapropriar uma área com aproximadamente 20 hectares e cedê-la à Cinep, para a implantação do Distrito Industrial com a participação de diversas empresas do ramo da mineração, o que vai gerar emprego, renda e qualidade de vida à população.
“Primeiro arrumamos a casa, investindo na saúde, educação, infraesturtura e em outros setores que estão possibilitando Juazeirinho ser cidade polo, como a chegada do Observatório Espacial, a Ciretran, Casa da Cidadania e a AISP, que vai chegar, pois demos uma parada devido essa pandemia. Mas virão, uma DPC regional, um Companhia da PM, um Corpo de Bombeiros, algo inédito para a região, pois só tem em Campina Grande e Patos e uma Delegacia da Mulher. Com relação a esse Distrito Industrial, a Cinep vai possibilitar a chegada de diversas empresas da mineração para Juazeirinho. A Prefeitura vai disponibilizar uma área de mais ou menos 20 hectares lá na Barra e isso vai gerar uma grande riqueza para Juazeirinho, com a geração de emprego, renda e qualidade de vida. Quero agradecer ao deputado, Genival, nosso parceiros nessas empreitadas. É assim que trabalhamos, pensando no bem estar da população e avançando sempre”, conclui o prefeito.
HELENO LIMA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários