Das 7,2 mil pessoas abordadas pelas equipes de saúde durante visitas a residências em João Pessoa, 430 apresentaram sintomas gripais

Em duas semanas de ações da Brigada Sanitária da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), as equipes da Secretaria de Saúde (SMS) visitaram 3.742 residências e abordaram 7.242 pessoas. A ação já passou pelos bairros de Mangabeira, Paratibe, Valentina Figueiredo e Bairro das Indústrias, continuando nesses dois últimos na próxima semana.
As abordagens e visitas às residências acontecem de forma educativa para diagnóstico e tratamento de pessoas com sintomas de síndromes gripais, a exemplo da covid-19, e para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A Brigada Sanitária está visitando áreas da cidade que apresentam os números mais elevados de casos de coronavírus e que tenham menores índices de isolamento social.
Do total de pessoas abordadas na ação durante as duas primeiras semanas, 430 foram identificadas com sintomas de síndromes gripais e, dessas, 79 foram encaminhadas para uma unidade de saúde da família (USF) de referência para consulta e realização do teste de covid-19. Além dos casos de síndromes gripais, as equipes também identificaram 615 pessoas com comorbidades.
“Os agentes estão trabalhando diariamente visitando casa a casa para a identificação desses casos, fazer os encaminhamentos adequados e orientações necessárias. Então é muito importante que a população continue sendo receptiva a esses profissionais para que possamos avançar no combate ao vírus e também a outras doenças possivelmente identificadas”, ressaltou Tânia Cunha, diretora de Atenção à Saúde.
Nesta sexta-feira (24), as equipes participaram de reuniões de planejamento para as próximas visitas. A Brigada Sanitária conta com a participação de cerca de 80 profissionais, entre agentes de endemias da Vigilância Ambiental e Zoonoses, agentes comunitários de saúde e outros profissionais da Atenção Básica.
Os profissionais estão divididos em 40 equipes e, em duplas, visitam as casas. Durante cada visita, para monitoramento, avaliação e diagnóstico, são aplicados questionários a fim de identificar pessoas com sintomas gripais ou comorbidades, como hipertensão, diabetes, obesidade ou problemas cardíacos.
 
Assistência
As pessoas identificadas com alguma comorbidade passarão a ser monitoradas. As que apresentam sintomas gripais ou algum agravo, como dispneia (falta de ar), serão encaminhadas para a unidade de saúde da família (USF) de referência para consulta, prescrição de medicamentos, se necessário, e para fazer o teste do novo coronavírus, conforme protocolo.
 CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários