A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou em seu site a detecção, pela Fiocruz, de um caso humano no Brasil de infecção respiratória causada por uma nova variante do vírus influenza A H1N2. Essa gripe é transmitida de porcos para seres humanos e está entre aquelas consideradas com potencial pandêmico pela instituição internacional.
O caso é de uma mulher do Paraná, de 22 anos, que já se recuperou. Porém, todos os casos de influenza A (H1N2)v são reportados à OMS porque esse é um dos vírus respiratórios monitorados pela organização devido ao potencial de causar uma pandemia, caso sofra alguma mutação e passe a ser transmitido por meio de contato pessoal — ainda não há evidências nesse sentido.
São conhecidos no mundo 26 casos de influenza A (H1N2)v, reportados desde 2005, dois deles no Brasil, e o mais recente é este divulgado nesta sexta-feira (10). Todas as infecções foram causadas pelo contato com porcos, e a maioria foi de doença branda. A mulher que adoeceu no Paraná trabalhava num matadouro de porcos.
Comentários
Postar um comentário