Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Psicóloga paraibana dá dicas sobre como manter o equilíbrio e superar a tristeza e a depressão durante quarentena


A suspensão de serviços não essenciais no mundo e em particular na Paraíba para as pessoas que estão respeitando o isolamento social e tem controlado a vontade de socializar com os amigos ou tem lidado com a escassez de recursos financeiros, tem provocado ao aumento de casos de depressão, estresse e ansiedade. A fim de mitigar os impactos na saúde mental causado pelo recolhimento social, a psicóloga clínica Ludmila Rodrigues, de como passar bem esse momento de isolamento.
Segundo a psicóloga clínica Ludmila Rodrigues as pessoas encaram a situação de formas diferentes esse isolamento. Enquanto alguns se estressam, ficam ansiosos e até deprimidos, outros enfrentam com mais serenidade. Algumas pessoas, segundo ela, estão em homeoffice e conseguem ocupar o tempo com o trabalho, mesmo sentindo falta da rotina. Outras, têm uma família maior, com crianças, afazeres domésticos e isso contribui para não ficar parado ou pensando na situação. Porém, mesmo cercado por parentes, há quem não suporte as incertezas sobre o futuro e, na maioria dos casos, em decorrência da predisposição, acaba desenvolvendo condições de muita ansiedade ou até mesmo depressão.

Dicas de como diminuir a ansiedade e depressão:Ainda de acordo com ela, há também os que, mesmo sozinhos, longe de parentes, sem trabalhar e sem poder sair de casa, estão se redescobrindo, não sentem essa angústia. “Estar sozinho, sem marido e sem filho, não quer dizer que é felicidade ou tristeza. Essas pessoas encontram outros motivos para dar sentido à vida. Agora está todo mundo forçado a ficar em casa, mas também um pouco mais conectado consigo. Nesse momento, é preciso refletir o que é prioridade, o que está fazendo falta. Mesmo sabendo que em inúmeros casos, muitos sobrevivem, existe um medo muito grande. Se a pessoa já tem ansiedade em relação a doença, entra em pânico. O que aflige é o medo e a incerteza, inclusive de quando isso tudo vai passar”, comentou.
  • Ouça boas músicas
  • Faça uma comida diferente
  • Veja filmes
  • Leia um livro
  • Acompanhe as lives
  • Fique mais próximo dos familiares em casa
  • Faça uma ligação
  • Faça uma chamada de vídeo


 PB AGORA



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários