Após largar o futebol para ajudar a mãe gari, jogador paraibano é uma das principais estrelas da Ponte Preta

João Paulo, paraibano natural de Guarabira, eleito uma das estrelas do time paulista Ponte Preta já precisou largar o futebol para ajudar a sua mãe que era gari. O paraibano morador do bairro Buraco do Afonso, periferia de Guarabira, foi feirante durante 20 anos para poder ajudar a mãe a pagar as contas da casa. 
Os pais se separaram quando ele ainda era criança. Ele trabalhava na feira ao lado da mãe e das irmãs e ao voltar para casa saía para jogar bola na rua. 
"Eu trabalhei desde os 11, 12 anos com a minha mãe e com as minhas três irmãs vendendo verduras, frutas, legumes e temperos na feira. Foi uma batalha grande, mas é gratificante olhar para trás e ver o que conquistei. Minha mãe não tinha trabalho fixo. Tinha de ajudá-la. Sempre quis ser jogador, mas o sonho às vezes ficou um pouco distante. Só que eu sempre acreditei. Agradeço muito a Deus e à minha família por sempre me apoiar. Foi bastante difícil, mas hoje sou realizado", disse o jogador.
Devido a necessidade de ajudar a sustentar a casa, o paraibano não participou de categorias de base. 
Ele jogava na várzea, e depois de uma tentativa frustrada em 2008 de entrar para um time, o agora meia largou o futebol para se dedicar exclusivamente ao trabalho de feirante, viajando até o Rio Grande do Norte para vender frutas. Ficava fora de casa de terça a domingo.
A rotina durou aproximadamente três anos. Em 2011, quando estava perto de completar 21 anos, surgiu uma oportunidade no Desportivo Guarabira, time da sua cidade.
"Um diretor falou para mim que teria uma peneira. Aí a chama reacendeu. Ela nunca apagou totalmente, mas como tinha de ajudar a minha mãe com as coisas de casa, ficou de lado um pouco. Mas quando surgiu essa chance, conversei com todos e disse que queria. Minha mãe, que tinha passado num concurso público e estava esperando ser chamada, ficou meio receosa num primeiro momento. Mas eu peguei e fui. Na estreia já fui titular, fiz gol, com toda a minha família assistindo", revelou.
Como João Paulo se profissionalizou em 2011, a carreira dele tem nove anos de duração. Depois do Desportivo Guarabira, passou por Globo-RN, Coruripe-AL, Estanciano-SE, Sergipe, ASA, Tombense, Paraná e Santa Cruz, entre outros, mas passou a ganhar destaque a partir de 2018, quando defendeu o Atlético-GO.
A última temporada pelo Avaí foi a mais positiva até aqui: campeão catarinense, prêmio de craque do estadual e dez gols e cinco assistências em 49 jogos durante o ano.
Atualmente, João Paulo é o principal destaque individual do time da Ponte Preta em 2020. O paraibano é líder em número de jogos (20), minutos em campo (1.754), assistência (quatro) e vice-artilheiro, com cinco gols, ao lado de Bruno Rodrigues - um atrás de Roger. Neste início da Série B, já marcou duas vezes - uma delas um golaço contra o Vitória.
Família
 João Paulo já é pai de Paulo Henrique, de seis anos, e espera pela chegada de Ester. O nascimento está previsto para dezembro.
"Está tudo dando certo na minha vida, graças a Deus. A gente sempre procurou fazer o melhor, com os pés no chão. Tenho uma base muito forte por trás de mim, com minha esposa, mãe, irmãs e pai sempre me fortalecendo a cada dia para eu procurar desafios maiores", agradeceu. 
CLICKPB

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários