Cientistas britânicos dizem que a Covid-19 causa danos graves ao sistema circulatório

Na ultima edição da revista The Lancet pesquisadores publicaram um estudo que fortalece, ainda mais, a teoria de que a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, causa danos graves ao sistema circulatório.
Nas pesquisas, cientistas britânicos relatam como encontraram coágulos sanguíneos e lesões pulmonares nos tecidos de pessoas que morreram pela contaminação da doença. Para os estudiosos, os dados apontam para a importância do uso de medicamentos anticoagulantes no tratamento da Covid-19 e que podem ajudar a desenvolver novas formas de monitorar e tratar a enfermidade.
O número de pacientes, apenas dez, examinados durante o estudo foi pequeno. Mesmo assim, os autores da pesquisa consideram essa a maior investigação feita até agora utilizando tecidos de vítimas do coronavírus. “A covid-19 é uma doença nova, e tivemos oportunidades limitadas de analisar os tecidos de pacientes em autópsia”, afirma, em comunicado, Michael Osborn, professor de patologia no Imperial College London e um dos autores do estudo.
O professor e sua equipe analisaram amostas de pacientes com 22 a 97 anos e faleceram entre março e junho devido ao coronavírus. Neles, ficou constatado que o que mais contribuiu para os óbitos foram problemas de hipertensão e pulmonares. Os pacientes chegaram a ficar com febre e apresentaram pelo menos dois sintomas respiratórios, como tosse e falta de ar, durante os estágios iniciais da doença. Os médicos utilizaram vários tipos de tratamentos no decorrer da internação.

Nas análises, os pesquisadores descobriram que todos os pacientes tinham lesões pulmonares e cicatrizes nos pulmões causadas pela infecção, além de danos nos rins. Nove pacientes também tiveram trombose em ao menos um de três órgãos importantes: coração, pulmão ou rim. A trombose impede que o sangue flua através do sistema circulatório e pode causar derrames e ataques cardíacos.

Os cientistas acreditam que esses dados apoiam suspeita de que a covid-19 pode provocar complicações circulatórias. “Nosso estudo é o primeiro desse tipo no país a apoiar as teorias existentes de pesquisadores e médicos sobre lesões pulmonares e trombose como características mais proeminentes em casos graves da covid-19”, destaca Osborn. “Vimos também evidências de lesões renais e, em alguns casos, de pancreatite”, completa.
PARAÍBA.COM

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários