Secretaria de Saúde inicia ciclo de dedate sobre cobertura vacinal dos municípios paraibanos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta sexta-feira (21), um ciclo de conversas para discutir a situação da cobertura vacinal da Paraíba. A agenda teve a participação do Núcleo de Imunização da SES, a área técnica da Atenção Básica da SES, os municípios e as gerências da primeira Macrorregião de Saúde e representantes do Projeto de Integração da Vigilância em Saúde e Atenção Primária da UFRN e Ministério da Saúde. 
De acordo com a coordenadora estadual de Imunização, Isiane Queiroga, o objetivo da reunião é conversar sobre as dificuldades e apresentar experiências exitosas com o intuito de melhorar a cobertura vacinal nos municípios. Ela explica que essa é uma agenda de rotina, que acontece a cada três meses, e é um espaço para que os profissionais falem sobre suas vivências nas salas de vacinação. 
“Estamos com um novo sistema de informação que é o e-SUS. Até julho, era usado o SIPNI, e a gente observa essa mudança tem refletido nas quedas das coberturas vacinais. Não é só isso. A gente entende que a pandemia também tem dificultado às pessoas em procurar as unidades de saúde, mas o sistema de notificação não está refletindo o que é feito na realidade dentro do território. É por isso que estamos chamando os municípios para essa discussão. Nessa reunião, puxamos tudo o que eles colocam como dificuldade pra gente montar um treinamento em cima dessas dificuldades e tentar melhorar essa situação das coberturas vacinais que está acontecendo no Brasil como um todo”, pontua. 
Para conseguir ouvir todos os municípios e focar nas dificuldades que cada um apresenta, a agenda foi dividida em três dias, contemplando as três Macrorregiões de Saúde. O próximo encontro virtual será no dia 25 de agosto, para os municípios da 2ª Macro e dia 26 para os da 3ª. Além dos encontros virtuais, a SES também elaborou um questionário para que os municípios preencham apontando essas fragilidades e dificuldades apresentadas para que se possa traçar um panorama de como cada território está com relação ao sistema de informação e as coberturas vacinais. 
Como encaminhamento, os municípios deverão preencher o formulário até dia 1° de setembro. A partir daí será elaborado um treinamento para os técnicos de imunização sobre a atualização no novo sistema de notificação. 
CLICKPB

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários